Duda Nogueira, pela Ascom SSP/DF
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) autuou 411 foliões por alcoolemia neste carnaval. Seis deles foram considerados crimes de trânsito, que acontece quando a quantidade de álcool por miligrama ultrapassa 0,34ml por litro de sangue, de acordo com a Lei 9.503/1997 (Lei Seca).
Cerca de cem militares em equipes volante fizeram quatro pontos de bloqueios por dia, as famosas “blitze”, entre sexta-feira (21) até às 00h segunda-feira (24). O público-alvo eram as pessoas que estavam no carnaval.
Os pontos de bloqueio eram montados em locais de dispersão dos blocos. “Os locais foram definidos para evitar que a pessoa que ingeriu bebida alcoólica dirija, colocando a sua vida e de outras pessoas em risco”, afirmou o comandante do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), coronel Eduardo Condi.
Aproximadamente 150 condutores foram flagrados, por dia, com teor alcoólico maior do que é permitido em lei. Condi frisou que o ato de ingerir bebida alcoólica não é crime, no entanto é necessário tomar precauções. “O amigo da vez, o transporte público ou por aplicativo são alternativas disponíveis para o folião.”
O CPTRAN e o Departamento de Trânsito (Detran-DF) – definiram, juntamente com a Secretaria de Mobilidade (SEMOB), pontos para embarque e desembarque para táxis e transporte por aplicativos. A medida vai facilitar o acesso dos foliões.
Seguem os locais definidos para embarque e desembarque:
Carnaval no parque – estacionamento público ao lado do TCDF;
Museu da República – estacionamento público entre a Biblioteca Nacional e o Touring;
Parque da Cidade – 1ª faixa de trânsito da via em frente ao estacionamento 4 (local do evento);
Praça dos Prazeres – estacionamento em frente ao Banco do Brasil (CLN 201);
Setor Carnavalesco Sul (SCS) – via pública entre a Q. 1 e 2 do Setor Comercial Sul;
Setor Carnavalesco Norte (SBN) – Estacionamento do SBN à margem do Eixo L;
Dias 25 : estacionamento do Planetário, margem da via N1 e estacionamento entre a Funarte e a feira da Torre, margem da via S1.
Dias 22, 23 e 24: Via entre o Parque da Cidade e o Centro Comercial Brasil 21 e a via entre a 5ª DP e o estacionamento do Estádio Nacional.
Edição: Lanna Morais
Foto: PMDF