Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/04/19 às 9h19 - Atualizado em 22/04/19 às 12h44

Mais de 20 mil pessoas participaram da festa dos 59 anos de Brasília

COMPARTILHAR

 

Camila Vidal, da Ascom – SSP/DF

 

Mais de 20 mil pessoas participaram de uma verdadeira maratona de atrações em homenagem ao aniversário de Brasília. Todos os eventos foram acompanhados de perto pelas forças de segurança, que garantiram tranquilidade a todos que estiveram na Esplanada dos Ministérios para celebrar os 59 anos da capital federal.

 

Na noite deste domingo (21), os shows no palco principal reuniram aproximadamente 6 mil pessoas. Não foram registradas ocorrências graves ao longo de toda noite até o momento da dispersão do público. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) prendeu duas pessoas, uma por roubo de celular e lesão corporal e outra por violência contra mulher (Lei Maria da Penha). Autores e vítimas foram encaminhados, respectivamente, para a 5° Delegacia de Polícia e para a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam).

 

Até as 23h, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) realizou sete atendimentos no evento da Esplanada, sendo dois casos de luxações, três por alcoolemia, um por dificuldade respiratória e uma ocorrência de agressão física, sem a necessidade de encaminhamento para unidades hospitalares.

 

Nenhum caso grave foi registrado pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), que reforçou efetivo nas delegacias que atendem a região da Zona Central de Brasília.

 

Seis viaturas em revezamento e 15 agentes do Departamento de Trânsito (Detran/DF) garantiram a segurança na travessia de pedestres e o controle do trânsito nas proximidades da região destinada às festividades.

 

Muita diversão e segurança
Ao longo do dia, mais de 20 mil pessoas aproveitaram a programação do aniversário de Brasília. A PMDF não registrou, durante o dia, ocorrência de tumulto ou outro tipo de situação com necessidade de atuação das tropas convencionais e especializadas, como Rotam, Patamo, BPcães e da Cavalaria.

 

A corporação empregou 800 militares para garantir a segurança durante toda programação de shows e eventos na Zona Central de Brasília.

O CBMDF trabalhou em esquema reforçado das 14h até o horário de encerramento. Os Bombeiros atuaram com 54 militares para realizar a prevenção e o atendimento a eventuais ocorrências na Esplanada dos Ministérios, além de 13 viaturas, incluindo um helicóptero.Além do efetivo empenhado diretamente na Operação, estiveram de sobreaviso e disponíveis todas as demais Unidades Operacionais da Corporação.

 

De acordo com a PCDF, até o início da noite deste domingo especial não foram computadas ocorrências de destaque na região da Esplanada dos Ministérios. Os efetivos da 5ª Delegacia, da Delegacia da Criança e do Adolescente e Deam foram reforçados para garantir pleno atendimento até o final do evento.

 

O Detran-DF realizou, das 9h às 23h, ações de controle de tráfego em três pontos de travessia de pedestres na via N1. O Detran ficou responsável pelas ações de trânsito na Região Norte, e a PMDF, pela Região Sul da Esplanada dos Ministérios, porém as duas forças atuaram em conjunto para garantir a segurança dos participantes dos eventos.