Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/03/19 às 18h28 - Atualizado em 22/03/19 às 13h56

LXXII Reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública

COMPARTILHAR

 

Nicole Vasconcelos, da SSP/DF

 

O Presidente do Conselho de Segurança Pública (CONSESP), Secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa, reuniu-se hoje (18/03), no Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB), com Secretários de 27 unidades da Federação, para a LXXXII Reunião do Colégio.

 

Com a presença do Secretário Nacional de Segurança Pública, General Guilherme Theophilo, no encontro, dentre outras pautas, foram discutidas demandas do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e futura distribuição dos recursos entre os Estados.

 

“Os Governadores estão se colocando à disposição e todos os Ministérios estão entrando”, diz o General, referindo-se ao apoio aos projetos estratégicos da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública).

 

Ele se diz preocupado com a Polícia Civil: “Estou chamando todos os Delegados para termos uma Senasp bem dividida em termo de Segurança Pública. A Força Nacional tem que ser repensada”.

 

“Vamos entrar com os modelos de Saneamento, Saúde, Educação, Geração de Empregos e replicá-los nos demais municípios”, fala.

 

O Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Gustavo Torres, sugeriu um novo direcionamento das políticas de segurança nesta nova gestão, com a avaliação das estratégias que estão dando certo para serem aplicadas.

 

“Receber todos os Secretários de Segurança na reunião do CONSESP em nossa Secretaria é uma honra e uma grande oportunidade para se discutir os problemas e as oportunidades de melhoria da segurança pública no Brasil”, completa.

 

Outro item apresentado foi o controle das fronteiras. A questão foi colocada como sendo um problema grave, por razão da falta de efetivo para atuar no limite das fronteiras, inibindo assim o comércio de drogas e armas, principalmente na região rural.