Governo do Distrito Federal
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24/07/20 às 19h28 - Atualizado em 24/07/20 às 19h28

🚗🏍Live: Segurança Pública debate retomada dos serviços do DETRAN-DF

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Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

A retomada dos serviços presenciais e disponibilizados por meio de plataformas on-line pelo Departamento de Trânsito (DETRAN-DF) foram temas da live realizada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), nesta sexta-feira (24). O debate virtual ocorreu com a participação do diretor-geral do Departamento, Zélio Maia, e do diretor-geral adjunto, Gustavo Amaral, por meio da conta da pasta no Instagram. Internautas colaboraram ativamente da transmissão com questionamentos, sugestões e elogios.

 

A migração de serviços para o ambiente virtual foi um dos primeiros temas abordados pelo diretor-geral. “Nosso projeto, antes mesmo da pandemia, não era diminuir filas, mas acabar com elas e oferecer um serviço ainda com mais qualidade e de forma confortável aos nossos usuários. Tudo isso com inovação, humanismo, respeito e direcionando de todos os serviços para nosso portal de atendimento. O período pandêmico chegou para antecipar essa inovação”, disse Zélio.

 

Atualmente, vinte serviços estão disponíveis no portal do DETRAN. “Praticamente todos os serviços estão sendo prestados e sem filas. Estamos trabalhando por agendamento, com mais conforto e facilidade. Um exemplo disso, são os atendimentos que ocorriam no posto de atendimento em Taguatinga. Mensalmente, cerca de mil e duzentas pessoas utilizavam os serviços no balcão de atendimento. Atualmente são cerca de duzentas”, contou o diretor-geral.

 

De acordo com Zélio, uma demanda que ficou represada nos três primeiros meses de pandemia foram as vistorias, mas que a partir de agosto, caso o cenário permaneça estável, deverão voltar a atender na totalidade. “Ficamos por esse período parados e temos uma demanda que precisamos atender. Desde junho retomamos o serviço, mas com capacidade de cinquenta por cento do atendimento. Queremos passar a atender na totalidade”.

Um dos questionamentos dos internautas foi a questão da cobrança das habilitações vencidas. Uma decisão do DENATRAN, com abrangência nacional, inviabiliza a cobrança do documento no período pandêmico. “Os documentos vencidos ainda não serão cobrados. Mas caso o usuário queria, já pode já pode fazer a renovação”, esclareceu Maia.

 

O diretor falou ainda da possibilidade, tanto da habilitação como do documento do carro, poder ser apresentado on-line, por meio do celular. “O CRLV pode ser impresso em casa, mas ambos estão disponíveis na plataforma digital”.

O diretor-geral adjunto, Gustavo Amaral, falou da atuação do DETRAN-DF no início da pandemia. “Por meio de nosso setor de educação realizamos campanhas para arrecadar alimentos e ainda contribuímos com a organização, fluidez e acesso aos postos de vacinação da Secretaria de Saúde, por meio do nosso setor de policiamento. Só posso agradecer a dedicação de todos esses servidores”.

 

Gustavo falou ainda sobre a autorização para a retomada das aulas práticas de direção a partir do próximo dia 3 de agosto. “Seguindo todos os cuidados para segurança de alunos e instrutores, as aulas poderão ocorrer. Protocolos deverão ser seguidos, como no máximo quatro alunos nas aulas da categoria B (carros) por dia e ainda capacetes individuais para alunos que terão aulas em motos”.

 

O fortalecimento das campanhas educativas é um dos pilares da atual gestão. “O Departamento não é um órgão unicamente de caráter fiscalizatório e punitivo. Por conta disso, queremos fortalecer nossas campanhas para um trânsito mais respeitoso e seguro, pois lidamos principalmente com pessoas. Esse é o nosso foco. Nas últimas semanas, com a reabertura de bares e restaurantes, nossas equipes estão indo a esses lugares entregando panfletos para os cuidados no trânsito. Lógico que seguindo todos os protocolos de segurança”, finalizou Gustavo.

 

A live completa você pode conferir neste link.

 

Edição: Nicole Vasconcelos