28/06/19 às 13h41 - Atualizado em 28/06/19 às 13h42

Gestão em segurança pública é tema de reunião entre representantes do governo

Nicole Vasconcelos, da Ascom SSP/DF

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, delegado Anderson Torres, reuniu-se nesta quinta-feira (27) com membros dos Comitês Internos de Governança da Segurança Pública do Distrito Federal. Um dos objetivos do encontro do alto escalão da segurança do Distrito Federal foi a construção de uma estratégia alinhada entre todos, seguindo os moldes do Decreto nº 9.203, de 22 de novembro de 2017, que dispõe sobre a política de governança da administração pública.

“Para dar início ao projeto, reunimos um time de alta performance – da Casa Civil do GDF, TCU, Ministério da Economia e nossas Forças de Segurança – que ajudará a SSP/DF a adotar medidas para nos inserir no contexto dessa visão moderna e inovadora de gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade”, afirma o secretário.

A secretaria executiva de Governança e Compliance da Casa Civil do DF, Cristiane Nardes, disse que a análise é feita com casos reais, quando em se trata de governança. “A gente precisa governar bem, pensando no cidadão. Temos que pensar em liderar, em estratégias e prestação de contas”, completa.

Já Érika Nasser, diretora da secretaria executiva do Ministério da Economia, acredita que a burocracia não pode ser maior do que a capacidade de resposta. “É o pilar da confiança para a construção de um ciclo virtuoso”, disse.

O auditor do Tribunal de Contas da União, Cláudio Cruz, iniciou as explanações falando da importância de se ter uma estrutura de governança alinhada para se obter resultados. “Devemos avaliar, dirigir, monitorar planejar, executar e controlar, para governar”, explica.

Responsável pela coordenação do evento, Ivan Martins de Siqueira, da Assessoria de Gestão Estratégica e Projetos (AGEPRO) da SSP/DF, fala à respeito do encontro. “A segurança pública do DF tem comemorado vitórias nas integração das políticas relacionadas às suas atividades finalísticas, o desafio agora é incorporar políticas integradas de segurança nos aspectos relacionados à gestão, como a governança e estratégia, tratados aqui nessa reunião.”

Ficou acertado entre os presentes que as Reuniões Gerais dos Comitês Internos de Governança da Segurança Pública serão quadrimestrais.

Governança PÚBLICA – conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.

Edição: Adriana Machado

Fotos: Flávio Alves