5/10/20 Ă s 18h01 - Atualizado em 9/10/20 Ă s 11h47

👹‍🚒🧑‍🚒GDF vai convocar 378 bombeiros militares

AgĂȘncia BrasĂ­lia

O Distrito Federal vai ganhar o reforço de 378 bombeiros militares ainda em 2020. Os profissionais serĂŁo nomeados atĂ© dezembro, conforme anĂșncio do governador Ibaneis Rocha nesta segunda-feira (5). O comunicado foi feito durante a cerimĂŽnia de posse do novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), o coronel William Augusto Ferreira Bomfim (veja no vĂ­deo abaixo como foi a cerimĂŽnia).

600 PMs também devem ser convocados até o fim do ano

“É com muita felicidade que eu recebo esta notícia. Precisamos dar oportunidade a esses jovens, que passaram em um concurso com mais de 40 mil candidatos. Espero que ingressem e trabalhem arduamente no Corpo de Bombeiros”, comemorou o comandante-geral.

“A agilidade dos militares foi fundamental para salvar vidas durante a pandemia. Foram aproximadamente 100 vidas salvas e isso Ă© muito. Às vezes o que aparece dos bombeiros Ă© o combate ao incĂȘndio, mas a instituição Ă© muito mais do que isso”

Ibaneis Rocha, governador do DF

AlĂ©m da convocação dos bombeiros, Ibaneis Rocha reafirmou o compromisso de chamar mais 600 policiais militares atĂ© o fim do ano – boa notĂ­cia para as forças de segurança do DF e tambĂ©m para a população. O chamamento desses profissionais ficou suspenso devido Ă  pandemia de Covid, a doença causada pelo novo coronavĂ­rus.

Bomfim e Ibaneis conversam em dia de boas novas para as forças de segurança | Foto: Renato Alves / AgĂȘncia BrasĂ­lia

Posse

O novo comandante-geral dos Bombeiros foi empossado nesta segunda (5), mas jĂĄ havia assumido a gestĂŁo da corporação em 11 de setembro. Desde entĂŁo tem trabalhado em pautas prioritĂĄrias como o combate aos incĂȘndios florestais, a expansĂŁo dos quartĂ©is em regiĂ”es carentes e a ajuda na disponibilidade de ambulĂąncias do Serviço de Atendimento MĂ©dico de UrgĂȘncia (Samu) para o combate ao coronavĂ­rus – esta Ășltima, uma missĂŁo repassada por ordem do governador Ibaneis Rocha como forma de ampliar o atendimento e luta contra a doença

Durante a cerimĂŽnia, o chefe do Executivo destacou a importĂąncia do Corpo de Bombeiros Militar no combate Ă  Covid-19. “A agilidade dos militares foi fundamental para salvar vidas durante a pandemia. Foram aproximadamente 100 vidas salvas e isso Ă© muito. Às vezes o que aparece dos bombeiros Ă© o combate ao incĂȘndio, mas a instituição Ă© muito mais do que isso. Os bombeiros do DF sĂŁo um dos mais destacados do paĂ­s”, afirmou o chefe do Executivo.

Ex-comandante-geral dos Bombeiros, Lisandro Paixão destacou que, ao longo de nove meses no cargo, realizou um trabalho de bases sólidas, desafiado pela atuação no combate à Covid-19. “Preservamos a vida dos bombeiros e das bombeiras e mantivemos nossos atendimentos, com o reforço de 20 ambulñncias nas ruas”, destacou Lisandro Paixão.

A cerimĂŽnia transcorreu no auditĂłrio do 15Âș Grupamento de Bombeiro Militar, no Setor Policial Sul (SPS). AlĂ©m do governador Ibaneis, participaram do ato o vice-governador do DF, Paco Britto; o secretĂĄrio de Segurança PĂșblica, Anderson Torres; o secretĂĄrio de Governo, JosĂ© Humberto Pires; os deputados federais JĂșlio CĂ©sar e LuĂ­s Miranda; e os distritais Roseveelt Vilela (militar do Corpo de Bombeiros), ClĂĄudio Abrantes e Iolando.