Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) realiza, nesta terça (3) e quarta-feira (4), o workshop Execução de Convênios. O objetivo é alinhar o formato para execução de recursos repassados ao Distrito Federal na área de Segurança Pública. O evento faz parte de uma parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
Abertura do evento ocorreu no auditório do Detran-DF
Nos dois dias, os cem participantes inscritos – das polícias Militar do Distrito Federal (PMDF) e Civil do Distrito Federal (PCDF), do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e da SSP/DF – irão assistir palestras sobre prestação de contas, fiscalização e celebração de convênios, repasse de contratos, transferência de fundos.
Durante a cerimônia de abertura – ocorrida no auditório do Detran/DF – o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, o delegado Anderson Torres, falou da importância do evento, pois neste ano o Executivo Federal fará repasses expressivos ao DF. “É importante que o seminário seja realizado para que todas as etapas dos convênios sejam cumpridas de forma correta e para que possamos avançar, pois temos projetos estruturantes para o DF neste ano. Para isso precisamos de recursos”.
A iniciativa foi reconhecida pelo secretário Nacional de Segurança Pública, o general Guilherme Theophilo, como uma troca de experiências necessária para os estados. “Temos uma equipe que se uniu no ano passado para realizar uma das melhores execuções financeiras da SENASP. E conseguimos. É importante que possamos dividir esses conhecimentos com os estados, pois quando um estado ganha, a Segurança Pública do país também ganha, todos ganham”.
O diretor da Administração da SENASP, Clênio Belluco, disse que o workshop já foi realizado em outros estados e continuará a ocorrer. “Todo investimento público precisa de passar pela prestação de contas. Para isso, é importante que os normativos exigidos pelos órgãos de controle sejam obedecidos”.
Em 2019, a SSP/DF executou a totalidade dos recursos repassados para a Segurança Pública. “Este foi um pedido do governador Ibaneis e nós da SSP/DF conseguimos cumprir, com o apoio da SENASP. Por conta disso, tivemos o reconhecimento tanto do Governo do Distrito Federal (GDF) como da própria SENASP”, disse o secretário executivo de Segurança Pública do DF, o delegado Alessandro Moretti.
Edição: Lanna Morais
Foto: Maurício Araújo