Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/12/21 às 19h28 - Atualizado em 22/12/21 às 15h35

🚨📄Entra em vigor o Plano Distrital de Segurança Pública

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

O Plano Distrital de Segurança Pública e Defesa Social, documento norteador das ações locais, passa a vigorar no DF. O documento inclui estratégias, diretrizes e metas gerais no âmbito local e está disponível para toda a população. O PDISP foi elaborado pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) em conjunto com as forças e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape). A validade é de dez anos, a partir da última sexta-feira (17), data de publicação do Plano no Diário Oficial do DF.

“A publicação do PDISP é de extrema importância para o direcionamento de ações a longo prazo. Além disso, facilita o acesso a recursos da União, o que é de extrema importância para as políticas locais”Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública do DF

 

A finalidade é a preservação da ordem pública e segurança da população e patrimônio, por meio de atuação conjunta, coordenada, sistêmica e integrada dos órgãos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. O PDISP é um instrumento de planejamento da Política Distrital de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS), criado a partir do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

 

“A publicação do PDISP é de extrema importância para o direcionamento de ações a longo prazo. Além disso, facilita o acesso a recursos da União, o que é de extrema importância para as políticas locais”, explica o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo.

Por ter sido elaborado em conjunto, o plano tem a possibilidade de se adaptar ao que já está sendo executado, pensar novas estratégias e estabelecer metas de acordo com a necessidade e realidade de cada participante.

 

Segundo Ivan Siqueira, coordenador técnico do trabalho realizado, “a partir de agora, a SSP e os órgãos da segurança pública organizarão a execução e o monitoramento do plano conforme o que foi estabelecido por meio dos seus conselhos e comitês”

“Será mais um grande passo rumo à integração e fortalecimento da governança da segurança pública distrital”, completa Danilo.