Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/10/19 às 17h40 - Atualizado em 18/02/20 às 14h26

???‍?Eficiência: SSP terá sistema de cogestão em novos presídios

João Roberto, da Ascom – SSP/DF

 

O Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, instituiu grupo de trabalho para realizar estudos sobre a implementação de um novo sistema de administração para os quatro novos CDPs, com inauguração prevista para abril de 2020.

A segurança das instalações e dos internos continuará de responsabilidade dos agentes da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe).

 

Nos atuais presídios, várias empresas prestam serviços de alimentação, de manutenção predial e de saúde, por exemplo. Além disso, há a necessidade da realização de inúmeros processos licitatórios para aquisição de suprimentos, como materiais de limpeza, higiene e medicamentos. Com o novo modelo, uma só empresa especializada prestará os serviços e fornecerá bens e equipamentos para o funcionamento das novas unidades prisionais.

 

Importante destacar que atualmente inúmeros serviços já são prestados por empresas privadas, como limpeza e fornecimento de alimentação, por exemplo, a diferença é que agora isso será concentrado em uma única empresa, garantindo economia e eficiência. Esse novo modelo serve para unificar e otimizar os serviços que já são prestados pela iniciativa privada. Isso torna a gestão mais eficiente e de fácil controle por parte da SSP/DF.

 

A conclusão dos trabalhos e contratação da nova empresa deve ocorrer antes da data prevista para a inauguração dos novos CDPs. A construção abrirá novas 3,2 mil vagas no sistema penitenciário do DF, 800 em cada Centro.