Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/03/19 às 18h21 - Atualizado em 28/03/19 às 18h21

Detran-DF inicia formação de professores da rede pública

COMPARTILHAR

 

Agência Brasília

 

Nesta quinta-feira (28), a Diretoria de Educação de Trânsito do Detran-DF, em parceria com a  Secretaria de Estado de Educação (SEDF), deu início ao 4º Ciclo de formação de Professores do Programa Detran nas Escolas. O diretor-geral do Detran-DF, Fabrício Moura, marcou presença na abertura da aula e ressaltou a importância da iniciativa: “A cada ano, o número de professores capacitados pelo Programa cresce mais: em todo o ano de 2017 foram 525 inscritos, em 2018 foram 1.275 e em 2019, somente no primeiro trimestre, já são 1.100 inscritos no Programa Detran nas Escolas. Isso é reflexo de uma ação educativa conjunta que tem plantado e colhido bons resultados, afirmou o diretor”.

 

A parceria entre o Detran e SEDF teve início em 2015, e de lá pra cá, tem buscado incorporar a Educação para o Trânsito na prática pedagógica dos professores da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, para que, por meio dessa ação integrada, seja possível formar diversos multiplicadores de assuntos relacionados à paz, à segurança e à consciência na mobilidade urbana.

 

Durante o curso, a depender de qual nível escolar os professores irão trabalhar, serão distribuídos kits de jogos educativos, livros, entre outros materiais e atividades que serão desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem, na plataforma de ensino à distância do Detran. Com essa atuação difusa de conhecimento, a Diretoria de Educação espera que as crianças de jovens possam refletir cada vez mais sobre os cuidados que devem ter no trânsito, a fim de diminuir o número de acidentes que podem causar lesões e mortes.

 

O curso

O curso é destinado aos professores, coordenadores e gestores das Unidades Escolares da SEDF e Instituições Conveniadas que atuam na educação Infantil, Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A carga horária é de 120 horas, é certificado pela EAPE e será desenvolvido na modalidade à distância, pela plataforma EAD do Detran. Serão disponibilizados materiais didáticos para os professores cursistas e seus estudantes. Para a Educação Infantil serão entregues também, conjuntos de jogos educativos.

 

*Com informações do Detran-DF