Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/05/21 às 13h15 - Atualizado em 3/05/21 às 13h17

­ččí­čÜŚ­čŤÁDetran-DF lan├ža Maio Amarelo 2021

COMPARTILHAR

Z├ęlia Ferreira, do Detran-DF

 

O Departamento de Tr├ónsito do Distrito Federal lan├ža, na segunda-feira (3), o Movimento Maio Amarelo 2021 no DF. O lan├žamento ocorrer├í por meio de uma live institucional, realizada ├ás 15h, no canal da autarquia no YouTube (www.youtube.com/detrandfoficial), com a presen├ža da jornalista Adriana Bernardes, do diretor de rela├ž├Áes institucionais do Observat├│rio Nacional de Seguran├ža Vi├íria, Francisco Garonce, e do diretor-geral do Detran, Z├ęlio Maia.

ÔÇťVamos abordar o hist├│rico do Maio Amarelo, as principais atividades realizadas e a import├óncia e relev├óncia social do movimento na preserva├ž├úo de vidas no tr├ónsito. Estamos na 8┬¬ edi├ž├úo da campanha e, apesar das restri├ž├Áes impostas pelo momento de pandemia que vivemos, precisamos encontrar mecanismos para manter o movimento Maio Amarelo vivoÔÇŁ, explica o diretor-geral do Detran, Z├ęlio Maia.

O tema deste ano ├ę ÔÇťRespeito e Responsabilidade: pratique no tr├ónsitoÔÇŁ. Esta j├í ├ę a 8┬¬ edi├ž├úo da campanha que une sociedade civil e ├│rg├úos governamentais em prol de um tr├ónsito mais humanizado e seguro.

Em 2020, devido ├á pandemia de Covid-19, a campanha foi realizada prioritariamente de forma digital em todo o pa├şs, evitando as atividades presenciais. Este ano, com a volta ├ás aulas na rede particular de ensino, o Detran-DF vai levar espet├ículos teatrais, repentistas e conta├ž├úo de hist├│rias para algumas escolas particulares. As pe├žas teatrais ser├úo encenadas para crian├žas de 6 a 10 anos, com foco nas orienta├ž├Áes sobre a circula├ž├úo em via p├║blica, comportamento adequado no interior de ve├şculos e circula├ž├úo de bicicletas. J├í as crian├žas com idade entre 4 e 5 anos v├úo ouvir hist├│rias que abordam as orienta├ž├Áes sobre a circula├ž├úo em via p├║blica e o comportamento adequado no interior de ve├şculos.

Tamb├ęm est├úo programadas apresenta├ž├Áes de repentistas na Esta├ž├úo do Metr├┤ da 112 Sul, na ter├ža-feira (4), das 10h ├ás 12h, e uma blitz educativa com abordagem de condutores, pr├│ximo ├á Funarte, na quinta-feira (6), das 10h ├ás 12h. A apresenta├ž├úo de dupla de repentistas ter├í foco na responsabilidade do condutor em rela├ž├úo ├á seguran├ža dos demais usu├írios da via p├║blica.

Engenharia e fiscaliza├ž├úo

No DF, iniciativas como o Maio Amarelo t├¬m sido importantes na redu├ž├úo de mortes no tr├ónsito. Al├ęm de campanhas educativas, o Detran tem investido em a├ž├Áes de engenharia de tr├ónsito e na intensifica├ž├úo da fiscaliza├ž├úo, com vistas a reduzir o desrespeito ├ás regras de seguran├ža vi├íria, principalmente o uso do celular ao volante, a condu├ž├úo de ve├şculos sob influ├¬ncia de ├ílcool, a falta do cinto de seguran├ža pelo motorista e passageiros, o desrespeito ao pedestre na faixa e a dire├ž├úo de ve├şculos por pessoa n├úo habilitada ou com o direito de dirigir suspenso.

No m├¬s de maio, j├í estamos com mais de 120 opera├ž├Áes do tipo blitz e patrulhamento com abordagens programadas em diversas cidades do DF.

         

Leia tamb├ęm...