Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/06/21 às 12h29 - Atualizado em 1/06/21 às 12h30

🚗🛵🚶🏽Detran-DF divulga balanço das ações do Maio Amarelo

Detran-DF

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fez diversas ações de educação, fiscalização e engenharia de trânsito durante o Maio Amarelo 2021. O tema deste ano foi “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito” e as atividades buscaram conscientizar sobre como as atitudes individuais refletem na sociedade, por isso, a importância da boa conduta no trânsito.

Foto: Divulgação

A campanha Maio Amarelo tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Foto: Divulgação

O movimento mundial Maio Amarelo foi iniciado em 2014 com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para a quantidade de vítimas de acidentes de trânsito em todo o mundo.

 

O objetivo é promover, durante o mês de maio, uma ação de segurança viária coordenada entre o poder público e a sociedade civil. Para o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia, o movimento é uma forma de fomentar boas práticas no trânsito.

 

“O Maio Amarelo é um convite à reflexão, é um mês especial, mas as ações não vão parar, por isso, conclamo a população a seguir com responsabilidade, contribuindo para um trânsito melhor”, ressalta o diretor.

Educação

 

O Detran-DF realizou 86 ações educativas em diversas cidades do Distrito Federal. Dentre as atividades, os educadores promoveram blitz, apresentações teatrais, contações de histórias em escolas, minipalestras em ações de rua e repentistas nos bares. Totalizando um público de 5.799 pessoas alcançadas diretamente. Além disso, o Departamento também promoveu lives no YouTube sobre as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 

Fiscalização

No mês de maio, o Detran fez 402 operações do tipo blitz, 1.752 patrulhamentos, 325 operações com foco em estacionamento irregular e 38 ações para coibir motociclistas que utilizam o veículo com escapamento alterado.

Um dos principais focos da fiscalização de trânsito é inibir que condutores dirijam após o consumo de bebida alcoólica. Segundo um levantamento preliminar, apenas no mês de maio, Detran-DF, DER-DF e PMDF registraram 1.806 autuações de motoristas por conduzir veículo sob a influência de álcool.

Engenharia

Durante o mês de maio foram colocadas 417 novas placas de trânsito e implantados 3.500m² de sinalização horizontal, que incluem pintura de quebra-molas, faixas de pedestres, faixas de retenção, eixo de vias, estacionamentos, vagas especiais e zebrados, em diversas regiões do DF.