Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/11/18 às 15h48 - Atualizado em 13/11/18 às 16h18

🎄Defesa Civil inicia Operação São Nicolau

COMPARTILHAR

 

Vistorias de enfeites natalinos começam nessa terça-feira (13) e vão até o dia 14 de dezembro

 

 

Rayane Fernandes

 

 

A partir desta terça-feira (13), a Defesa Civil do Distrito Federal dará início à Operação São Nicolau, que tem como objetivo minimizar os riscos em decorrência da instalação de enfeites para as festividades de final de ano, como Natal e Ano Novo. Cerca de cinquenta locais, entre eles shoppings, edificações e áreas públicas, serão vistoriados até 14 de dezembro.

 

Segundo o coordenador de Operações da Defesa Civil, tenente-coronel Sinfrônio Lopes, a operação busca identificar as ameaças, vulnerabilidades e riscos de desastres durante esse período festivo. “Muitas pessoas fazem a instalação dos enfeites, como o pisca-pisca, por exemplo, sem o acompanhamento de um profissional capacitado e com materiais de baixa qualidade. Então, para prevenir problemas como choque elétrico e incêndio, a Defesa Civil realiza a vistoria nesses locais públicos para verificar se a instalação foi feita adequadamente”, explicou.

 

Caso seja verificada alguma irregularidade é feita a notificação. “Dependendo do grau de gravidade, nós notificamos o estabelecimento. No entanto, nos últimos anos, não tivemos problemas com esses locais. Todos têm respeitado as exigências mínimas de segurança com relação à parte elétrica”, comentou Lopes.

 

Orientações

A Defesa Civil orienta a população que observe as regras básicas na hora de comprar e montar os enfeites de Natal. Primeiramente, é fundamental que se verifique a certificação do Inmetro e que sempre tenha a nota fiscal do produto.

 

Após a instalação, é fundamental que não se deixe a árvore de Natal próxima às cortinas e desligar as lâmpadas sempre que sair de casa ou ao ir dormir. Além disso, é importante que não sejam feitas gambiarras na fiação e que as tomada não sejam sobrecarregadas com outros aparelhos como T ou benjamins. Outra dica é deixar a iluminação longe de materiais de fácil combustão, como sofás e guarda-roupas. Não é recomendado subir em estruturas metálicas com os equipamentos ligados.

 

Em caso de acidente, isole o local para que não haja a aproximação de pessoas. Jamais toque em fios partidos e não retire objetos ou pessoas que estejam em contato com fios até que um profissional qualificado assegure que a energia foi desligada.

 

Em caso de emergência, acione imediatamente para o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

 

Confira outras dicas

РUtilizar filtro de linha que previne contra sobrecarga e/ou descarga atmosf̩rica;

– Colocar o pisca-pisca na área externa. Verificar se é indicado para isso em razão do contato com a água;

– Dar preferência às lâmpadas que quase não esquentam;

– Fazer uma revisão nos fios elétricos decorativos antes de colocá-los na árvore. Emendas realizadas de maneira incorreta ocasionam sobrecarga e aquecimento da fiação podendo iniciar um incêndio;

– Somente coloque a fiação na árvore desligada para evitar o risco de choque;

– Para enfeites de fachada de prédio, presépios, luzes decorativas e árvores de natal ao ar livre, procure um eletricista qualificado para evitar fiações defeituosas e sobrecarga;

РPor serem fonte de calor, sempre observe as l̢mpadas;

– Cuidado com as crianças. Elas geralmente se sentem atraídas pelos enfeites e pisca-piscas e podem sofrer choque ao tocarem de maneira indevida.