Adriana Machado
Para a prevenção de acidentes, agentes da Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil notificaram 13 motéis e quatro casas de suingue durante a Operação Afrodite. A ação, iniciada no dia 14 de maio e finalizada nesta terça-feira (12), teve como foco o Dia dos Namorados – data em que os estabelecimentos registram aumento no número de frequentadores. Trinta estabelecimentos foram vistoriados, ao todo.
“Estamos na quarta edição da Operação e a cada ano a cultura de prevenção é mais bem aceita. Neste ano, a maior parte das notificações ocorreu por conta de problemas em instalações elétricas”, explicou o coordenador de Operações da Defesa Civil, Sinfrônio Lopes.
Os donos dos estabelecimentos terão de cinco a 30 dias para apresentarem as adequações necessárias. Caso não façam, o local poderá ser interditado.
Durante as inspeções, os agentes verificaram as condições gerais das edificações, como defeitos na estrutura e na parte elétrica, peças mal fixadas — como placas e ar condicionado —, esquema contra incêndios (extintores e entrada de carros das forças de segurança), iluminação de emergência, caixa de hidrante, vazamentos e infiltrações, licenças de funcionamento e projetos de segurança emitidos pelo Corpo de Bombeiros.
As visitas dos agentes foram previamente programadas e negociadas com os proprietários. Quem quiser solicitar vistoria ou denunciar algum estabelecimento, a Defesa Civil disponibiliza o telefone (61) 3362-1935.
Edição: Shismênia Oliveira