Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/03/20 às 8h38 - Atualizado em 3/03/20 às 8h39

🌊Defesa Civil alerta moradores sobre abertura de mais uma comporta no Paranoá

COMPARTILHAR

Adriana Machado, da Ascom da SSP/DF

 

A Subsecretaria do Sistema De Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), emitiu mais um alerta aos moradores da região próximo ao Lago Paranoá, na manhã desta terça-feira (3). O motivo do aviso foi para que os moradores da região evitassem as margens do Rio São Bartolomeu, que teria o volume de água aumentado com a abertura de mais uma comporta da barragem do Paranoá.

 

Duas comportas já estavam com 20 cm de abertura para passagem de água. Com a nova medida, a terceira passou a operar com a mesma configuração.

 

A Companhia Energética de Brasília (CEB) solicitou à Defesa Civil que avisasse a população local, pois a medida foi necessária pelo volume de água ter atingido o nível estabelecido pela Agência Nacional de Águas (ANA).

 

“Esta orientação é importante, pois pode haver uma mudança repentina no volume de água”, esclareceu o coordenador de Operações da Defesa Civil, tenente-coronel Sinfrônio Lopes.

 

O procedimento necessário nestes casos foi cumprido pelo órgão de defesa. Ou seja, foram enviados dois alertas – via SMS – à população cadastrada e acionamento do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e o 10º Grupamento de Bombeiros do Paranoá, ambos do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), para garantir a segurança da operação.

 

A operação foi finalizada por volta das 8h15, sem nenhuma intercorrência.

 

Edição: Antonio Lorenzo

Foto: Agência Brasília