Adriana Machado, da Ascom da SSP/DF
A Subsecretaria do Sistema De Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), emitiu mais um alerta aos moradores da região próximo ao Lago Paranoá, na manhã desta terça-feira (3). O motivo do aviso foi para que os moradores da região evitassem as margens do Rio São Bartolomeu, que teria o volume de água aumentado com a abertura de mais uma comporta da barragem do Paranoá.
Duas comportas já estavam com 20 cm de abertura para passagem de água. Com a nova medida, a terceira passou a operar com a mesma configuração.
A Companhia Energética de Brasília (CEB) solicitou à Defesa Civil que avisasse a população local, pois a medida foi necessária pelo volume de água ter atingido o nível estabelecido pela Agência Nacional de Águas (ANA).
“Esta orientação é importante, pois pode haver uma mudança repentina no volume de água”, esclareceu o coordenador de Operações da Defesa Civil, tenente-coronel Sinfrônio Lopes.
O procedimento necessário nestes casos foi cumprido pelo órgão de defesa. Ou seja, foram enviados dois alertas – via SMS – à população cadastrada e acionamento do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e o 10º Grupamento de Bombeiros do Paranoá, ambos do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), para garantir a segurança da operação.
A operação foi finalizada por volta das 8h15, sem nenhuma intercorrência.
Edição: Antonio Lorenzo
Foto: Agência Brasília