Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/04/18 às 17h58 - Atualizado em 29/10/18 às 12h56

Cuidados redobrados no período de chuvas

COMPARTILHAR

 

Por Vívian Azeredo

 

As chuvas no Distrito Federal devem continuar. Essa é a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para os próximos dias na capital. Chuvas fortes podem provocar inundações, destelhamentos, panes elétricas, entre outros acidentes. De acordo com a coordenadora de Gestão de Riscos de Desastres da Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, major Solange Ribeiro, os cuidados devem ser redobrados. “Com as chuvas, o risco de raios e descargas elétricas é muito maior. Principalmente no Distrito Federal, onde a incidência do fenômeno é grande”, explica.

 

Confira as dicas da Defesa Civil do DF para o período:

 

– Durante as chuvas, não entre em piscinas, lagos, ou lugares alagados. Caso já esteja em algum desses locais, a recomendação é que saia imediatamente.
– Em rios e cachoeiras os cuidados devem ser redobrados, pois também há riscos de tromba d´água.
– Adolescentes e crianças devem evitar cachoeiras, piscinas e rios no período. Caso o faça, é recomendável estar acompanhado de um adulto.
– O cuidado deve continuar mesmo após o cessar da chuva, pois os raios podem continuar
– É perigoso ficar debaixo de árvores e estruturas metálicas. Procure estruturas firmes para se proteger.
– Ventos fortes podem levar a queda de árvores em cima de carros e casas. Evite estacionar embaixo de árvores durante o período.
– Evite passar com carros em locais alagados, caso não seja possível, o motorista deve esperar que essa chuva pare ou diminua.

 

O que fazer em casos de emergência

 

O primeiro órgão a ser acionado é o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), pelo número 193. A Defesa Civil é chamada pelo Corpo de Bombeiros caso também haja riscos de desabamentos no local.

 

Edição: Adriana Machado