Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/09/21 às 18h22 - Atualizado em 3/09/21 às 18h23

🧑🏼‍🚒👩🏾‍🚒Corpo de Bombeiros ganha 24 novos aspirantes

Agência Brasília

Vinte e quatro aspirantes a oficial que participaram do Curso de Formação de Oficiais (CFO), do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), receberam, em cerimônia na manhã desta sexta-feira (3), a espada que simboliza o oficialato na carreira militar. Com a conclusão do CFO e a troca do espadim – espada menor, símbolo do cadete -, pela maior, os ex-cadetes passam a atuar como oficiais combatentes do CBMDF.

 

O vice-governador Paco Britto prestigiou a solenidade e afirmou: “Sem medo de errar, eu digo que temos o melhor Corpo de Bombeiros do Brasil” | Fotos: CBMDF/Divulgação

Realizado pela Academia de Bombeiro Militar, o CFO já formou mais de mil oficiais, que integram ou compuseram os quadros de combatentes da corporação, tanto do DF quanto de outros estados.

O curso, que funciona em regime de internato, tem duração de dois anos e carga horária distribuída entre matérias técnico-profissionais, militares e de ensino acadêmico.

 

Ao final, os cadetes restituem o espadim para serem declarados aspirantes a oficial e para empunharem a espada militar.

 

“Em um período atípico, em que nos superamos dia após dia, a academia demonstrou resiliência e compromisso com a sua missão” Vice-governador Paco Britto

Cerimônia foi realizada na Academia do CBMDF, localizada no Setor Policial Sul

“É dia de festa para todos nós do DF com mais este ciclo na carreira dos senhores porque, com a integração das forças de segurança, determinada, sabiamente, pelo governador Ibaneis Rocha, temos conseguido excelentes resultados nos índices e baixado, consideravelmente, os números de violência na capital”, enfatizou o secretário de Segurança do DF, Júlio Danilo Souza Ferreira. “E não tenho dúvida nenhuma de que esses números refletem o trabalho dos bombeiros”, concluiu o secretário.

 

Durante o evento, que ocorreu na própria Academia de Bombeiro Militar, no Setor Policial Sul, o comandante-geral da corporação, coronel William Bomfim, ressaltou a importância da formação na carreira para que seja mantido o trabalho reconhecido dos bombeiros do DF. “Vocês terão 2020, 2030, 2040, 2050 para darem continuidade ao que fizemos e fazemos, e que mantenham o padrão que nós conseguimos alcançar no dia de hoje”, disse.

 

Aos formandos, que passam a trabalhar, efetivamente, a partir de agora, como oficiais da corporação nas funções de comando, Bomfim citou um provérbio oriental: “’Acumule sua energia e espere a sua vez’. Ao longo desses dois anos vocês guardaram muita energia, mas a vez de vocês chegou hoje.”

 

O vice-governador Paco Britto, que acompanhou a solenidade de formação da 38ª turma do CFO, frisou a importância dos bombeiros militares, a quem comparou como “seus próprios familiares”, e afirmou: “Sem medo de errar, eu digo que temos o melhor Corpo de Bombeiros do Brasil”. E completou: “Em um período atípico, em que nos superamos dia após dia, a academia demonstrou resiliência e compromisso com a sua missão.”

 

 

Fotos: Flávio Alves – Asom – SSP/DF