26/06/20 às 18h10 - Atualizado em 26/06/20 às 20h55

ūüõ©ūüöíCBMDF comemora 53 anos da Avia√ß√£o de Busca e Salvamento

Orisley Guedes, da Ascom SSP/DF

Nesta sexta-feira (26), o Grupamento de Avia√ß√£o Operacional (Gavop), do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), comemora o Dia da Avia√ß√£o de Busca e Salvamento. A data faz alus√£o a uma das maiores opera√ß√Ķes de busca e resgate j√° realizadas pela For√ßa A√©rea Brasileira (FAB) no pa√≠s, em 26 de junho de 1967.

Foi durante essa opera√ß√£o que equipes da FAB encontraram a aeronave C-47, prefixo 2068, que desapareceu em plena selva amaz√īnica. Ao acessarem a tripula√ß√£o acidentada, os resgatistas ouviram a frase: “Eu sabia que voc√™s viriam!”. Em homenagem a opera√ß√£o, a data passou a ser lembrada nacionalmente como o Dia da Avia√ß√£o de Busca e Salvamento.

A avia√ß√£o de busca e salvamento com o uso de helic√≥pteros (1¬įEsquadr√£o) e avi√Ķes (2¬į Esquadr√£o) √© realizada desde 1996 pelo Gavop. Nesse per√≠odo foram realizadas milhares de opera√ß√Ķes envolvendo o socorro a acidentados, resgates em locais de dif√≠cil acesso e suporte avan√ßado de vida.

O grupamento realiza ainda remo√ß√Ķes inter-hospitalares, transporte de √≥rg√£os, salvamento aqu√°tico e busca a desaparecidos. Integram tamb√©m as miss√Ķes do grupo as opera√ß√Ķes de combate a inc√™ndios florestais, voos de reconhecimento e apoio a outros estados da Federa√ß√£o.

‚ÄúAtualmente o CBMDF √© uma refer√™ncia nacional em termos de resgate a√©reo. Somos uma das poucas corpora√ß√Ķes que executam o voo noturno para opera√ß√Ķes de busca e resgate, realizando o pouso em locais considerados de √°rea restrita‚ÄĚ, explica o comandante do Grupamento de Avia√ß√£o Operacional, Jo√£o Ant√īnio Menegassi Neto.

Quando esse tipo de operação ocorre em apoio à população civil e não envolve um acidente aeronáutico ou marítimo, a FAB a denomina de Missão de Misericórdia.

Após informar o código Missão de Misericórdia ao controle aéreo em Brasília, as aeronaves ganham prioridade de manobra, podendo levar socorro mais eficiente e preciso à população.

‚ÄúNeste dia 26 de junho, o Comando do CBMDF agradece e parabeniza nossos pilotos, tripulantes, mec√Ęnicos, m√©dicos, enfermeiros, controladores, apoios em solo e todos os demais envolvidos nas nossas opera√ß√Ķes a√©reas‚ÄĚ, comemora Menegassi.

Edição: Lanna Morais
Fotos: Divulgação/CBMDF