26/06/20 às 18h10 - Atualizado em 26/06/20 às 20h55

🛩🚒CBMDF comemora 53 anos da Aviação de Busca e Salvamento

Orisley Guedes, da Ascom SSP/DF

Nesta sexta-feira (26), o Grupamento de Aviação Operacional (Gavop), do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), comemora o Dia da Aviação de Busca e Salvamento. A data faz alusão a uma das maiores operações de busca e resgate já realizadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) no país, em 26 de junho de 1967.

Foi durante essa operação que equipes da FAB encontraram a aeronave C-47, prefixo 2068, que desapareceu em plena selva amazônica. Ao acessarem a tripulação acidentada, os resgatistas ouviram a frase: “Eu sabia que vocês viriam!”. Em homenagem a operação, a data passou a ser lembrada nacionalmente como o Dia da Aviação de Busca e Salvamento.

A aviação de busca e salvamento com o uso de helicópteros (1°Esquadrão) e aviões (2° Esquadrão) é realizada desde 1996 pelo Gavop. Nesse período foram realizadas milhares de operações envolvendo o socorro a acidentados, resgates em locais de difícil acesso e suporte avançado de vida.

O grupamento realiza ainda remoções inter-hospitalares, transporte de órgãos, salvamento aquático e busca a desaparecidos. Integram também as missões do grupo as operações de combate a incêndios florestais, voos de reconhecimento e apoio a outros estados da Federação.

“Atualmente o CBMDF é uma referência nacional em termos de resgate aéreo. Somos uma das poucas corporações que executam o voo noturno para operações de busca e resgate, realizando o pouso em locais considerados de área restrita”, explica o comandante do Grupamento de Aviação Operacional, João Antônio Menegassi Neto.

Quando esse tipo de operação ocorre em apoio à população civil e não envolve um acidente aeronáutico ou marítimo, a FAB a denomina de Missão de Misericórdia.

Após informar o código Missão de Misericórdia ao controle aéreo em Brasília, as aeronaves ganham prioridade de manobra, podendo levar socorro mais eficiente e preciso à população.

“Neste dia 26 de junho, o Comando do CBMDF agradece e parabeniza nossos pilotos, tripulantes, mecânicos, médicos, enfermeiros, controladores, apoios em solo e todos os demais envolvidos nas nossas operações aéreas”, comemora Menegassi.

Edição: Lanna Morais
Fotos: Divulgação/CBMDF