Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/11/20 às 10h37 - Atualizado em 25/11/20 às 10h43

🚗⚠Cidade da Segurança Pública terá ações de educação e fiscalização de trânsito

Valquíria Cunha, do Detran-DF

 

Entre os dias 25 e 29 de novembro o Detran-DF realizará diversas ações de educação e fiscalização de trânsito em Planaltina. O órgão irá compor o projeto da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF): Cidade da Segurança Pública, que faz parte do programa DF mais Seguro. Planaltina será a primeira região administrativa a receber o projeto, por isso, as ações de trânsito serão intensificadas no local, com atuação conjunta do Detran, DER, PRF e PMDF, neste período.

 

As cidades são escolhidas com base em critérios como a estrutura das forças de segurança locais, levantamentos e análises criminais do setor de inteligência da SSP, perfil socioeconômico da região, mapeamento de desordens, entre outros. Planaltina foi escolhida ainda, pelo contexto histórico, já que é a primeira cidade do DF. A Cidade da Segurança Pública contará com uma estrutura instalada no estacionamento da Administração Regional da cidade.

 

Ações educativas de trânsito
O Núcleo de Campanhas Educativas do Detran levará ações de conscientização e trânsito seguro para condutores e pedestres de Planaltina. As equipes estarão em diversos pontos da cidade atuando em ciclovias e no ponto central da Cidade da Segurança, no estacionamento da Administração Regional.

 

Ações de fiscalização de trânsito
A coordenação de policiamento e fiscalização da região leste destacou um efetivo de 92 agentes de trânsito distribuídos em 36 viaturas para atuar durante o período da Cidade da Segurança de Planaltina. O Detran vai realizar operações de patrulhamento e blitz em diversos pontos da cidade.

 

Outras ações do projeto
Além da fiscalização de trânsito, outras ações estão previstas para acontecer durante a Cidade da Segurança Pública de Planaltina: a operação DF Livre das Carcaças, a fim de retirar sucatas das vias, a Quinto Mandamento, que tem foco na redução dos crimes contra a vida, atrações e serviços para a comunidade, exposição de equipamentos e viaturas, palestras, emissão de carteira de identidade, entre outros.