Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/11/20 às 17h40 - Atualizado em 28/11/20 às 17h40

🚔🌳Cidade da Segurança Pública e o compromisso com a área rural de Planaltina

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

Como parte das ações da Cidade da Segurança Pública em Planaltina, o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, delegado Anderson Torres, visitou a sede do Batalhão de Policiamento Rural 2° BPR Leste, localizado no núcleo rural Taquara. Acompanhado de gestores da Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), representantes das forças de segurança e líderes comunitários, Torres conversou com moradores e colocou a pasta à disposição para tratativas para melhoria da segurança.

 

“É compromisso deste governo contribuir com a área rural e na segurança pública não é diferente. Antes mesmo da visita de hoje tivemos a oportunidade de nos reunir na sede da SSP/DF com representantes da região e já havia passado ao comando da Polícia Militar do DF (PMDF) as necessidades para melhoria da segurança, como aumento do efetivo e mais viaturas. Queremos também envolver a Polícia Civil do DF (PCDF) para pensarmos numa estrutura de investigação específica para esta área”, defende o secretário.

 

O aumento da segurança nessa região tem pautado a agenda do titular da Segurança Pública. Nesta semana, em reunião com representantes do governo federal e da Secretaria de Segurança de Goiás, foram discutidas novas medidas de segurança para região do Entorno. “Estamos buscando melhorias para essa região. A proximidade da área rural do DF com o Goiás, que muitas vezes acabam se confundindo, nos faz colocar essas ações como prioridade”, argumenta.

 

O subcomandante da PMDF, coronel Claudio Condi, anunciou melhorias solicitadas pelo secretário. “Queremos já no ano que vem, com a formação dos novos policiais, destinarmos parte deles para a área rural. Também queremos utilizar drones para contribuir com as ações de policiamento e para isso solicitamos ao comandante do Batalhão Rural um estudo para isso”, conta.

 

O comandante do Batalhão Rural, major Giulliano Enoki, avalia a importância da programação voltada para área rural durante a Cidade da Segurança Pública. “Mostra a importância da região”. O major explica também o programa Guardião Rural, que tem sido implementado na área rural. “Visitamos a propriedade e apontamos ao proprietário os pontos de sensíveis que podem resultar numa ação criminosa. A partir disso, autorizamos a confecção de uma placa com o telefone do batalhão”, explica.

 

Edição; João Roberto