Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/08/21 às 10h10 - Atualizado em 18/08/21 às 18h28

­čÜť­čÜŚChega a 675 o n├║mero de carros recolhidos pelo ÔÇśDF Livre de Carca├žasÔÇÖ

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

Chega a 675 o total de carros abandonados retirados das ruas do Distrito Federal, por meio da┬áOpera├ž├úo DF Livre de Carca├žas. Nesta quarta-feira (11), o programa foi realizado no N├║cleo Bandeirante e foram recolhidas quatro unidades. Coordenada pela Secretaria de Seguran├ža P├║blica (SSP/DF), a a├ž├úo est├í alinhada ├ás medidas da Sala Distrital Permanente de Coordena├ž├úo e Controle Para o Enfrentamento de Doen├žas Transmitidas pelo┬áAedes aegypti┬ádo Governo do Distrito Federal (GDF).

A popula├ž├úo pode colaborar enviando por e-mail a localiza├ž├úo de carca├žas abandonadas | Foto: Divulga├ž├úo/SSP

A escolha da regi├úo a receber as equipes depende do mapeamento realizado previamente. ÔÇťContamos com o apoio irrestrito dos Conselhos de Seguran├ža (Consegs) e, ainda, das administra├ž├Áes regionais para localizar esse material nas ruas ÔÇŁ, ressalta o coordenador dos conselhos de seguran├ža da SSP, Marcelo Batista. A popula├ž├úo tamb├ęm pode participar enviando┬á informa├ž├Áes por┬áe-mail.

 

Os carros recolhidos passam por controle vetorial feito por agentes da Vigil├óncia Ambiental, da Secretaria de Sa├║de. O material ├ę levado para o dep├│sito do 3┬║ Distrito Rodovi├írio, do DER-DF.

 

Amplia├ž├úo

A┬áOpera├ž├úo DF Livre de Carca├žas┬átamb├ęm tem sido empregada nos programas implementados pela SSP. ÔÇťA┬ámedida contribui com a sensa├ž├úo de seguran├ža da popula├ž├úo. Desta forma, temos inclu├şdo a opera├ž├úo nos projetos implementados pela SSP/DF, dentro do┬áDF Mais Seguro, como ├ę o caso da┬áCidade da Seguran├ža┬áe┬á├ürea de Seguran├ža Priorit├íria. A limpeza da cidade e organiza├ž├úo de desordens incidem diretamente na seguran├ža dos moradoresÔÇŁ, explica o secret├írio de Seguran├ža, delegado J├║lio Danilo.

 

Hist├│rico

A┬áOpera├ž├úo DF Livre de Carca├žas┬áteve in├şcio em fevereiro de 2020. Coordenada pela SSP, tem a participa├ž├úo da secretaria Executiva de Cidades e DF Legal, do Departamento de Tr├ónsito (Detran), da Pol├şcia Militar do Distrito Federal (PMDF) e da Diretoria de Vigil├óncia Ambiental (Dival) da Secretaria de Sa├║de. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) tamb├ęm atuam junto ├ás equipes.

 

Confira o v├şdeo:

 

Edi├ž├úo: Jo├úo Roberto