Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/07/19 às 9h00 - Atualizado em 4/07/19 às 12h29

?Bope faz operação no Sol Nascente

João Roberto, da Ascom – SSP/DF

 

Com base em estudos de microrregiões elaborados pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF), o Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), iniciou na manhã desta quinta-feira (4) uma operação no Sol Nascente, em Ceilândia. As ações irão ocorrer até domingo (7), com o intuito de reprimir o tráfico de drogas e crimes contra a vida e o patrimônio.

 

Doze equipes da unidade especializada realizarão rondas diárias nos pontos críticos da região. De acordo com o major Edson Gondim, comandante do Bope, a operação também terá como foco a apreensão de armas de fogo. “Retirar armas ilegais de circulação é uma das formas de prevenir homicídios e de impedir que um roubo a transeunte vire um latrocínio, por exemplo”, ressalta.

 

Outro objetivo da operação é o combate a crimes contra o patrimônio, como os roubos a comércio, de veículo e pedestre. Os militares farão abordagens em veículos e revistas pessoais, com o reforço de cães farejadores do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães), de policiais do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) e de equipes do 10º batalhão, responsável pelo policiamento no Sol Nascente.

 

Estudo microrregiões

 

Para entender com cada vez mais precisão a dinâmica de cada crime e de acordo com as características de cada região, a SSP/DF elabora estudo que, partindo da análise de subdivisões do território, busca orientar o trabalho da segurança pública na solução de problemas específicos. Além das manchas criminais, são consideradas questões como aspectos ambientais, socioeconômicos, além de desordens sociais.

 

Por meio dos levantamentos é possível planejar a execução de programas sociais, projetos ou operações de segurança pública integradas, isoladas ou em conjunto com outros órgãos de governo.