Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/10/20 às 18h02 - Atualizado em 16/10/20 às 12h18

🧑‍🚒📒Bombeiros lançam cartilha sobre descarte correto de lixo 

COMPARTILHAR
Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

Com linguagem acessível e pedagógica, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) lançou a cartilha “Como Separar o Lixo de Forma Correta” na última semana. O acesso ao material será de forma virtual apenas, adequando-se ao cenário atual – por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus – e também seguindo os princípios de sustentabilidade adotados pela corporação.

 

O material foi produzido pela equipe do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do CBMDF. A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente que tem como objetivo estimular órgãos públicos a implementarem práticas de sustentabilidade.

 

“O CBMDF é reconhecido anualmente pelo Ministério do Meio Ambiente como a primeiro Corpo de Bombeiros Verde do país, desde 2016. Desta forma, realizamos uma série de ações voltadas para esta área. O lançamento da cartilha faz parte dessa estratégia. Ela foi produzida com base em estudos e levantamentos, com textos e ilustração de nossa equipe”, explicou um dos integrantes da A3P no CBMDF, sargento Ronei Lima.

 

Cada grupamento, diretoria e centro da corporação conta com dois agentes ligados à equipe A3P. “Esse militares são os multiuplicadores das nossas ações em cada unidade do CBMDF”, explica Lima.

 

O material pode ser solicitado por escolas, públicas ou particulares, empresas e cidadãos por meio do a3pcbmdf@gmail.com.

 

Primeiro Bombeiro Verde do Brasil
No último dia 21 de junho, o CBMDF foi novamente reconhecido com título de Bombeiro Verde pelo Ministério do Meio Ambiente. O título é concedido anualmente, desde que a instituição cumpra metas estabelecidas pelo Ministério, como adotar práticas sustentáveis e ações voltadas para questões ambientais.

 

“O CBMDF foi o primeiro órgão do Governo do Distrito Federal a adotar o Sistema SEI na integralidade, reduzindo em mais de 95% o uso de papel. Outra ação que nos rendeu esse reconhecimento é a reciclagem de lixo, orgânico e seco, que é feito em parceria com cooperativas de catadores de lixo”, contou Ronei.

 

O CBMDF conseguiu adquirir dois contêineres – um para lixo orgânico e outro para o lixo reciclado – para cada Grupamento Operacional. A cartilha também foi colocada à disposição dos militares da corporação pode contribuir com a eficiente gestão dos resíduos.

 

 

 

Edição: João Roberto