Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/06/18 às 17h13 - Atualizado em 29/10/18 às 12h55

Boletim (01/06/2018) – 17H20

COMPARTILHAR

Assessoria de Comunicação – SSP/DF

 

Distribuidoras continuarão recebendo gás no fim de semana

 

As cinco distribuidoras que atuam no Distrito Federal confirmaram ao Gabinete Integrado de Acompanhamento, na tarde desta sexta-feira, que continuarão recebendo Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), no fim de semana, para manter os esforços do Governo do Distrito Federal e do setor de retomar o fluxo normal de abastecimento do produto. Com isso, está afastada qualquer possibilidade de faltar gás no Distrito Federal e Entorno na semana que vem. A previsão do Sindicato das Empresas Transportadoras e Revendedoras de GLP do DF é que o abastecimento se normalize na próxima segunda-feira.

 

De acordo com informações das empresas, chegarão ao DF, neste sábado, pelo menos 364 toneladas de GLP, que envasilhadas renderiam 28 mil botijões. Parte, no entanto, será vendida a granel, para atender serviços públicos, condomínio, prédios, entre outros.

 

Uma das distribuidoras informou que recebeu, por volta das 15 horas, três carretas com 108 toneladas de GLP. Além do que está para chegar, o estoque das empresas alcançou, na tarde desta sexta-feira, mais de trezentas toneladas. Há intensa movimentação de caminhões saindo das distribuidoras, carregados de botijões P13, que é o gás de cozinha, para abastecer as revendas, e de gás a granel, para consumidores avulsos.

 

A distribuição de botijões acontece em todas as regiões. Duas das principais distribuidoras informaram que entregaram treze mil botijões, nesta sexta-feira, em Taguatinga, Brazlândia, São Sebastião, Luziânia (GO) e Unaí (MG). Uma grande rede privada, que também vende gás em seus postos de gasolina, recebeu cerca de trezentos botijões. Outras cidades mineiras e goianas do Entorno foram abastecidas com 24 toneladas de gás a granel.

 

O fluxo de carretas que chegam a Brasília com GLP só não está maior, embora o clima nas estradas seja de absoluta normalidade, porque os motoristas enfrentam atrasos, por conta das longas filas de caminhões, na refinaria Gabriel Passos, em Betim (MG). A refinaria abastece também caminhões procedentes de outros estados.

 

Segue também a distribuição de combustíveis no DF. Até as 17 horas, 302 caminhões entregaram 3,6 milhões de litros de gasolina nos postos da cidade. Praticamente sem escolta, os veículos distribuíram também 40 mil litros de etanol e 155 mil litros de óleo diesel. As filas ficam cada vez menores, reduzindo consideravelmente o tempo que os proprietários de veículos gastam para abastecer. Com apoio da Polícia Militar, os trabalhos continuarão no fim de semana, até que o fluxo normal seja retomado.

 

No Aeroporto de Brasília, até as 16 horas, houve 87 pousos, 91 decolagens. Não há voos atrasados. Trinta e seis voos foram cancelados, sem qualquer relação com combustível. Abastecimento das aeronaves está normal.