Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/02/16 às 17h51 - Atualizado em 29/10/18 às 12h39

Balanço da segunda-feira de Carnaval: menos 39,1% ocorrências que em 2015

COMPARTILHAR

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Paz Social (SSP-DF) informa que pelo menos 55 mil foliões foram às ruas do Distrito Federal nesta segunda-feira de Carnaval em 12 eventos realizados em espaços públicos. O maior deles, o Galinho de Brasília, reuniu 40 mil pessoas. Outros blocos que se destacaram foram o Aparelhinho e o Divinas Tetas.

Um total de 707 policiais militares, 103 bombeiros e 120 agentes do Departamento de Trânsito (Detran-DF) garantiu a segurança e proteção dos foliões nos pontos de blocos carnavalescos. A Polícia Civil reforçou com 470 policiais os plantões das 31 delegacias circunscricionais do DF, das delegacias da Criança e do Adolescente, de Atendimento à Mulher e do Departamento de Polícia Especializada.

A atuação das forças de segurança garantiu uma segunda-feira com 39,1% ocorrências criminais a menos nos locais e horários de folia que as registradas no mesmo dia do Carnaval de 2015. Foram 39 registros, nesta segunda-feira, contra 64 na segunda-feira de Carnaval do ano passado, uma diferença de 25 ocorrências.

Os crimes contra o patrimônio representaram 62% do total de ocorrências, sendo que o objeto de maior interesse dos agressores foi o celular. Foram registradas seis ocorrências de furto do aparelho dentre as 39 contabilizadas.

O Corpo de Bombeiros realizou 30 atendimentos nos locais de folia, dos quais 13 (43%) foram por embriaguez. A Polícia Militar abordou aproximadamente 7 mil pessoas e 58 veículos. Já o Detran apreendeu 47 veículos em operações com a Polícia Militar e autuou 33 motoristas, 27 deles por dirigirem após ingestão de bebida alcoólica e quatro por estarem sem carteira de habilitação. 

A SSP-DF ressalta que os dados de ocorrências criminais referem-se ao período observado, ou seja, até o término dos eventos. Caso algum folião registre ao longo do dia de hoje (9) ocorrência relativa a fato ocorrido nos locais de blocos carnavalescos, o dado constará do balanço consolidado, que será apresentado pela SSP-DF e pelas forças de segurança ao término do carnaval.

Os balanços referentes à noite de sexta-feira, ao sábado e ao domingo de Carnaval estão disponíveis no site da SSP-DF (www.ssp.df.gov.br), no ícone Notícias.