Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/01/20 às 17h30 - Atualizado em 22/01/20 às 17h50

🤝Secretários de Segurança propõem recriação do Ministério da Segurança Pública

COMPARTILHAR

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

Durante a 76º reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (CONSESP), ocorrida nesta quarta-feira (22) na Residência Oficial de Águas Claras (ROAC), uma das principais pautas debatidas foi a recriação do Ministério da Segurança Pública. Os representantes do colegiado foram até o Palácio do Planalto, onde entregaram a sugestão do novo órgão ao presidente da República, Jair Bolsonaro.

 

O encontro foi presidido pelo secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa. Ele falou da importância do CONSESP para a Política Nacional de Segurança Pública. “Temos contribuído com os avanços no segmento, a exemplo da criação do Sistema Único de Segurança, da recriação do Fundo Nacional de Segurança Pública e de nossa participação na criação de um Plano Nacional de Segurança Pública. Sabemos da importância dos estados”. 

 

Barbosa falou ainda da necessidade de obter mais recursos para o Fundo Nacional de Segurança Pública. “Temos convicção que a maior parte dos investimentos e custeio da Segurança Pública Nacional é feita pelos próprios estados. Desta forma, estamos pleiteando novas fontes de recursos e a recriação do Ministério da Segurança Pública, para que haja ações específicas e mais dedicadas à área”.

 

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal foi o anfitrião do encontro. Para ele, a redução dos crimes no Brasil no último ano deve-se aos esforços dos estados. “Além da pauta ser prioritária para o Governo Federal, os números positivos são, sem dúvida alguma, resultado dos esforços das ações realizadas por cada um dos representantes dos estados”.

 

Outros vinte secretários e representantes de vinte unidades da Federação participaram da reunião.

 

Durante o encontro, dentre outras pautas, foram discutidas demandas do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), distribuição dos recursos entre os Estados e controle das fronteiras.

 

 

O CONSESP foi formado em abril de 2003, durante a realização do Encontro Nacional de Secretários de Segurança Pública. Ele oferece às secretarias estaduais informações que possam servir de base na formulação de diretrizes e metas em Segurança Pública e divulga ações de sucesso dos estados que possam ser aplicadas por outras unidades da federação.

 

 

Participam do Conselho o Secretário Nacional de Segurança Pública, que o preside, e os secretários de Segurança Pública dos estados e do Distrito Federal.

 

 

Confira as fotos:

 

LXXVI Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública

 

 

Edição: Antonio Lorenzo

Fotos: Flávio Alves