23/10/20 Ă s 15h39 - Atualizado em 23/10/20 Ă s 15h55

đŸ€đŸ‘ź Segurança PĂșblica reĂșne-se com representantes do Setor Comercial Sul

JoĂŁo Roberto e Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

Representantes das forças de segurança e de vĂĄrios seguimentos que atuam na ĂĄrea central de BrasĂ­lia – hotĂ©is, comĂ©rcio e sociedade civil (associaçÔes) – reuniram-se nesta quinta-feira (22), sob a coordenação da Secretaria de Segurança PĂșblica (SSP/DF). O encontro ocorreu no Centro Integrado de OperaçÔes de BrasĂ­lia (CIOB), como o objetivo de pontuar açÔes de policiamento e controle de desordens, que estĂŁo ocorrendo nos setores hoteleiros e no Setor Comercial Sul (SCS). Por conta dos resultados positivos, os representantes dos setores solicitaram que a ação seja expandida para outras ĂĄreas.

“Reforçamos o compromisso do Governador Ibaneis Rocha em tornar o centro da capital federal uma referĂȘncia para todo o Brasil, em conjunto com as diversas entidades tambĂ©m interessadas nesse objetivo. Continuaremos trabalhando de forma integrada para que esses espaços histĂłricos sejam cada vez mais valorizados, pois BrasĂ­lia merece esse destaque”, disse o secretĂĄrio de Segurança PĂșblica do DF, delegado Anderson Torres.

Desde o inĂ­cio da operação, a Secretaria Executiva de Segurança PĂșblica, da SSP/DF, coordenou diversas reuniĂ”es entre representantes da sociedade e ĂłrgĂŁos do governo. A Cidade da Segurança PĂșblica serviu como base para diversos serviços oferecidos pelos ĂłrgĂŁos pĂșblicos a comunidade local, principalmente para as pessoas em situação de rua. O policiamento tambĂ©m foi intensificado.

Para o secretĂĄrio executivo de Segurança PĂșblica, delegado JĂșlio Danilo, ouvir as partes interessadas Ă© muito importante para a legitimidade da operação. “A discussĂŁo de temas voltados Ă s polĂ­ticas pĂșblicas de segurança no SCS e zona central de BrasĂ­lia com os mais variados atores, como sociedade civil, organizaçÔes sociais e setor produtivo e comercial, robustece a anĂĄlise e auxilia bastante na busca de soluçÔes para os problemas que se apresentam na ĂĄrea, considerando que sĂŁo complexos e abrangem a atuação de diversas ĂĄreas do governo do DF”, avaliou.

O presidente da FecomĂ©rcio-DF, Francisco Maia, disse que a entidade e os seus sindicatos apoiam açÔes para garantir segurança e o bem-estar da comunidade. “O objetivo da reuniĂŁo foi apoiar as açÔes da secretaria e pedir a continuidade das açÔes policiais na ĂĄrea para que possamos gerar emprego e renda na cidade”, explica o presidente. A operação de revitalização do SCS e da ĂĄrea central começou no inĂ­cio de julho, com mobilizaçÔes sociais das Secretarias de Segurança PĂșblica (SSP/DF), de AssistĂȘncia Social (Sedes), de SaĂșde (SES), de Justiça (Sejus), do Trabalho (Setrab), da Mulher (SMDF), entre outras pastas.

Foto: FlĂĄvio Alves