24/11/19 às 17h44 - Atualizado em 26/11/19 às 16h03

🤝🌧 Defesa Civil leva mantimentos e telhas para família atingida por chuvas

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

As chuvas fortes da noite de sábado (23), causaram destelhamento em uma residência localizada no Gama. Com acionamento dos moradores pelo 199, quatro agentes da Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil compareceram rapidamente ao local para fazer a avaliação e verificar se área apresentava riscos.

1. A equipe verificou que o local ficou alagado e que um quarto foi destelhado. Os moradores – uma mãe e dois filhos – receberam três colchões, oito telhas e uma cesta básica do órgão, que avaliou ainda que não seria necessário interditar a residência.
  2. Para o subsecretário da Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra, este é um trabalho importante realizado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF). “A ajuda humanitária é uma resposta do Governo do Distrito Federal para atendimento às necessidades básicas de abrigo e alimentação àqueles afetados por desastres”.

Na última semana, a Defesa Civil emitiu 10 alertas de tempestades no Distrito Federal e orientou a população por meio de SMS. Este é o procedimento adotado pelo órgão para orientar a população quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamento de terra.

Em situações de emergência, o primeiro órgão a ser acionado é o Corpo de Bombeiros pelo 193. A Defesa Civil é chamada pelos militares quando há ameaça de desabamento. “Este é o procedimento a ser adotado, mas estamos disponíveis também em nossos canais de atendimento. A qualquer hora, o cidadão pode também ligar no 199 e solicitar informações”, afirmou Bezerra.

Edição: Lanna Morais

Foto: Defesa Civil