Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/04/20 às 17h40 - Atualizado em 10/04/20 às 11h33

🚨😷Segurança Pública apoia reabertura de feiras permanentes

COMPARTILHAR

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

O retorno do funcionamento das vinte e três feiras permanentes do Distrito Federal, a partir deste sábado (4), contou com o apoio da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) e das Forças de Segurança. Policiais e bombeiros militares estarão nesses espaços durante o funcionamento – das 7h às 18h –  para garantir a segurança e fazer medição de temperatura dos frequentadores.

 

O retorno da comercialização dos produtos foi autorizado com a publicação do Decreto n°40.587. O secretário de Segurança Pública, o delegado Anderson Torres, reconhece a importância da atividade e avalia que a participação da Segurança Pública neste momento garante a tranquilidade de frequentadores e feirantes. “”O retorno do funcionamento dessas feiras contará com os esforços da Segurança Pública e de suas Forças de Segurança para que tudo transcorra com tranquilidade durante a duração dos eventos.””.

 

De acordo com o coordenador dos Conselhos Comunitários de Segurança e membro do Grupo de Trabalho que trata sobre o retorno dessas atividades, Marcelo Batista, a atuação dos militares foi bem recebida pela população. “A participação da segurança Pública nesta ação foi uma preocupação do secretário de segurança e bem recebida por quem passou pelas feiras neste sábado. Todos puderam vender e comprar com tranquilidade, sabendo que os bombeiros estavam medindo a temperatura de quem entrava nas feiras e os policiais militares garantindo a segurança e a ação do DF legal”.

 

Feira permanente do Jardim Botânico neste sábado(4)

Os bombeiros estão fazendo o monitoramento e triagem dos frequentadores das feiras, com uso de câmeras térmicas e termômetros. Logo na chegada, os militares fazem a verificação de possíveis sintomas de febre por meio da avaliação da temperatura com câmera térmica. Quando necessário, indicam a manutenção do isolamento social, em casos de sintomas leves, ou transporte a hospital de referência, se porventura alguém apresentar sintomas mais graves.

 

Complementando a ação preventiva, a corporação produziu e distribuiu informativo básico de segurança para os feirantes e frequentadores. Os militares que realizam este serviço também estão preparados para oferecer orientações, além de controlar o acesso para evitar aglomerações.

 

Na última sexta-feira (3), quinze feiras reabriram e os bombeiros monitoraram 1738 pessoas. Seis delas apresentaram necessidade de aferição da temperatura no termômetro. Nenhum caso suspeito foi identificado e nenhum transporte realizado. Neste sábado, 28.976 foram monitoradas em vinte e três feiras.

 

Segurança durante as compras

Policiais estão fazendo o policiamento fixo nas vinte e três feiras, desde a última sexta-feira(3). “Neste primeiro momento estaremos com nossos policiais durante todo o dia dando apoio e garantindo a segurança nesses espaços, A partir do momento que houver a normalização e menor fluxo de pessoas, vamos atuar fazendo rondas e atuações pontuais”, explicou o chefe do Departamento Operacional da PMDF, coronel Agrício Silva.

 

Edição: Antonio Lorenzo