Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/12/19 às 17h01 - Atualizado em 10/12/19 às 19h48

🚨👨🏻‍⚕️Nova UBS: Segurança e Saúde inauguram unidade para atendimento de custodiados

COMPARTILHAR

Agência  Saúde**

 

Secretarias de Segurança e Saúde inauguraram, nesta terça-feira (10), a Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 da Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP) na sede da Polícia Civil do DF. A expectativa é de atender uma média de 300 pacientes, semanalmente.

 

A unidade atenderá somente pacientes custodiados, inclusive mulheres, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, com intervalo de uma hora para almoço. Será feito acolhimento diário, cadastro dos usuários, atendimento de demanda espontânea e agendada, além de encaminhamento para exames complementares ou atendimentos especializados.

 

 

“Esta é uma parceria entre duas secretarias. É um ganho na logística e uma economia para o Estado. É a 20ª UBS da região e representa um ganho de qualidade. É um belo exemplo de duas secretarias atuando juntas em prol do Governo do Distrito Federal”, ressaltou a superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Moema Campos.

 

As instalações da Divisão de Controle e Custódia de Presos foram reajustadas para receber todos os serviços de saúde de uma unidade básica. Foi criado um projeto específico para receber os serviços, como consultas, coleta de material biológico, encaminhamentos para exames, atendimentos de urgência e administração de medicações.

 

Antes, o acolhimento era feito de forma improvisada, em um vestiário adaptado. Agora, o espaço recebeu dois consultórios, uma sala de vacinas, uma sala de procedimentos, um banheiro e uma sala de espera do usuário.

 

“A nova configuração do espaço vai permitir muito mais atendimentos. Temos de prestar serviços de qualidade e digno. E se essa não é uma realidade no país, já é aqui no Distrito Federal. A nova estrutura permitirá uma logística diferenciada, de acordo com a nossa realidade. A abertura desta unidade é um avanço”, ressalta o diretor do Departamento de Atividades Especiais da Polícia Civil, Guilherme Lorentz Blanc.

 

 

A UBS dispõe de uma Equipe de Saúde da Família composta por uma enfermeira, uma técnica de Enfermagem, um médico, um psicólogo do Centro de Progressão Penitenciária (CPP), além do serviço de Odontologia do CPP, que recebe os internos quando há demanda.

 

 

“Agora, os pacientes terão um atendimento mais humanizado. Antes, não tínhamos nem privacidade no atendimento. O maior benefício é garantir a integridade e a humanidade desses pacientes. Hoje, podemos trabalhar com salubridade”, destaca a coordenadora da equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde DCCP, Grasielle Arishita.

 

 

 

**Com alterações