Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/10/19 às 12h49 - Atualizado em 28/09/20 às 14h13

??Detran-DF inaugura Sala de Realidade Virtual

COMPARTILHAR

Ana Carolina Oliveira, do Detran/DF

 

Nesta quarta-feira (30), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal inaugurou a Sala de Realidade Virtual, na Diretoria de Educação de Trânsito, localizada na quadra 906 Sul.

Para o diretor de Educação do Detran, Marcelo Granja, a sala tem o objetivo de proporcionar vivências diversas no trânsito e sensibilizar a população quanto aos riscos de estar no trânsito sem uma preparação adequada.

 

Por meio de simuladores veiculares e também com o uso dos óculos DrunkBusters, os visitantes poderão vivenciar diversas situações, como dirigir alcoolizado ou sob condições adversas como chuva, neblina, entre outras. “Vamos trabalhar temas como a alcoolemia, as dispersões, o uso do celular e também o reconhecimento dos vários modais de circulação”, explica Marcelo.

 

Além disso, a inovação também busca aproximar a população da Escola Pública de Trânsito – EPT. A sala será um espaço aberto à visitação do público em geral, como faculdades, escolas de ensino médio, empresas, inclusive a comunidade local. “A Sala de Realidade Virtual abre as portas da EPT. Nós queremos que a população conheça a Sala e que circule por aqui, que seja um ambiente de escola mesmo”.

 

Todos os cursos oferecidos pelo Detran, como Direção Defensiva, Reciclagem de Condutores, Mecânica e Medo de Dirigir, passam a ter vivências na Sala de Realidade Virtual. As visitas poderão ser agendadas a partir do dia 1º de novembro pelo e-mail: direduc@detran.df.gov.br.

 

Manual de Obtenção de CNH
Durante a cerimônia de inauguração da Sala de Realidade Virtual, o Detran também lançou o Manual de Obtenção de CNH. O material didático faz parte do projeto de reformulação pedagógica e será implementado nos Centros de Formação de Condutores, a partir de 2020.

 

O manual traz uma nova proposta pedagógica e ainda um novo olhar sobre os conceitos de trânsito, buscando despertar um condutor mais humano e cidadão.

 

Fotos: Ana Carolina/Ascom Detran-DF