9/07/20 Ă s 18h20 - Atualizado em 9/07/20 Ă s 18h24

📊Segurança: criminalidade cai no primeiro semestre de 2020

JoĂŁo Roberto, da Ascom – SSP/DF

Levantamento realizado pela Secretaria de Segurança PĂșblica do DF (SSP-DF) mostra que no primeiro semestre deste ano, houve redução de 24,5% nos principais Crimes Contra o PatrimĂŽnio (CPPs). A classificação reĂșne os roubos a comĂ©rcio, residĂȘncia, transeunte, veĂ­culo, transporte coletivo e o furto em veĂ­culo. Com exceção dos registros roubo a residĂȘncia, que se mantiveram iguais ao do ano passado, todos os CPPs marcaram queda.

O nĂșmero de vĂ­timas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) obteve redução de 6,5% no primeiro semestre em relação ao mesmo perĂ­odo do ano passado, de 232 para 217 casos.  Com isso, 15 vidas foram preservadas no perĂ­odo. Os CVLIs agrupam homicĂ­dio, feminicĂ­dio, latrocĂ­nio e lesĂŁo corporal seguida de morte. Os homicĂ­dios caĂ­ram 9,6% no primeiro semestre, de 232 para 217 vĂ­timas.

“Terminamos o ano passado com reduçÔes histĂłricas de vĂ­timas de crimes letais intencionais. A taxa de 13 homicĂ­dios por grupo de 100 mil habitantes atingida pelo DF foi a menor em 35 anos. Com isso, jĂĄ sabemos que para superar essa marca Ă© preciso investir ainda mais no trabalho integrado entre as forças e no planejamento das açÔes”, destacou o secretĂĄrio de Segurança PĂșblica, delegado Anderson Torres.

Uma das preocupaçÔes da SSP-DF, com o isolamento social, foi o possĂ­vel aumento da violĂȘncia contra a mulher, sobretudo o feminicĂ­dio. Os setores estatĂ­sticos e de InteligĂȘncia da SSP-DF iniciaram um acompanhamento desde o inĂ­cio da pandemia e no semestre, os feminicĂ­dios caĂ­ram 46%, de 15 para oito casos, no comparativo com o mesmo perĂ­odo do ano passado.

Desafios pĂłs-pandemia

A capacidade do sistema de segurança pĂșblica em se adaptar de forma rĂĄpida a nova realidade social por causa da pandemia garantiu, em grande parte, a queda em praticamente todos os crimes no primeiro semestre. “O primeiro grande desafio, ainda no inĂ­cio da pandemia, foi estabelecer açÔes rĂĄpidas para controlar a doença nas forças de segurança, para que os profissionais pudessem exercer suas funçÔes com plenitude”, observou Torres.

Para o segundo semestre do ano, a SSP-DF continuarĂĄ realizando açÔes planejadas, de acordo com a dinĂąmica social e criminal. “Vamos estabelecer metas e açÔes para essa nova fase. AlĂ©m disso, faremos o monitoramento desse trabalho integrado e analisaremos o resultado. Nossa prioridade Ă© continuar a preservar vidas”, ressaltou o secretĂĄrio.

Debate sobre o assunto

Nesta sexta-feira (10), a SSP-DF vai realizar um debate virtual sobre os Ă­ndices criminais e a produtividade policial das forças de segurança. Os entrevistados – o subsecretĂĄrio de OperaçÔes Integradas MĂĄrcio Vasconcelos, o chefe da comunicação social da PMDF coronel Souza Oliveira e a diretora de AnĂĄlise TĂ©cnica e estatĂ­stica a delegada Carolina Litran – farĂŁo a divulgação das informaçÔes durante uma live, pelo perfil da pasta no Instagram.