Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/02/20 Ă s 18h50 - Atualizado em 14/02/20 Ă s 19h04

📊DF Ă© destaque nacional na redução de crimes violentos em 2019

COMPARTILHAR

JoĂŁo Roberto, da Ascom – SSP/DF

 

Em recente levantamento divulgado pelo Monitor da ViolĂȘncia, o Distrito Federal figura como uma das unidades da federação com menor taxa de crimes violentos letais intencionais do Brasil. O Monitor tem como objetivo produzir dados para discutir a violĂȘncia e apontar soluçÔes. O estudo, realizado pelo Portal G1 em parceria com o NĂșcleo de Estudos da ViolĂȘncia da Universidade de SĂŁo Paulo (USP) e o FĂłrum Brasileiro de Segurança PĂșblica, apontou ainda a redução de 19% nestes crimes no Brasil, de 51.558 em 2018 para 41.635 ano passado.

 

O DF registrou, em todo ano passado, Ă­ndice de 14.6 crimes violentos por cem mil habitantes, de acordo com o Monitor. O Ă­ndice Ă© uma metodologia internacional para aferir o nĂ­vel de violĂȘncia de determinado lugar, relacionando o nĂșmero da criminalidade com a população. Em nĂșmeros absolutos foram 436 vĂ­timas deste tipo de crime no perĂ­odo analisado.

 

A capital do paĂ­s estĂĄ em quarto lugar entre os estados que registraram menor nĂșmero de crimes violentos no ano passado, atrĂĄs de SĂŁo Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais. No entanto, os dados do G1 nĂŁo incluem as mortes em decorrĂȘncia de intervenção policial e, como o DF possui um nĂșmero muito baixo deste tipo de crime, Ă© possĂ­vel que o Ă­ndice local seja ainda melhor. Os meses de fevereiro, julho e agosto registraram os menores Ă­ndices no DF ao longo de 2019.

 

De acordo com o secretĂĄrio de Segurança, delegado Anderson Torres, o DF Ă© referĂȘncia para outros estados quando o assunto Ă© solução de crimes violentos, uso da inteligĂȘncia no enfrentamento ao crime organizado e trabalho integrado das forças de segurança. “Estudamos as circunstĂąncias de cada crime e atuamos com foco em locais crĂ­ticos. Ano passado atingimos a marca de menor Ă­ndice de crimes violentos letais intencionais em 35 anos no DF”.

 

Metas e resultados

 

Uma das medidas estratégicas implementadas, desde o início do ano passado, pela SSP para conter a criminalidade foi a estipulação de metas e a cobrança de resultados até o ano de 2022. Em 2019, o objetivo era fechar o ano com a taxa de 13,4 mortes para cada 100 mil habitantes. Porém, a taxa foi ainda menor: 13/100 mil, um cenårio muito próximo da meta estimada para 2020, que é de 12,9/100 mil.

 

Edição: AntÎnio Lorenzo e Lanna Morais