3/10/19 às 18h59 - Atualizado em 3/10/19 às 19h07

??‍♀️??‍♂️Proerd – inscrições para curso de instrutor do programa terminam nesta sexta-feira (4)

Adriana Machado – Ascom – SSP/DF

Policiais interessados em participar do curso de formação para instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd – deverão se inscrever até esta sexta-feira (4). O curso será realizado entre os dias 14 e 29 de outubro. São 36 vagas disponíveis, sendo 10 para policiais de outros estados. O edital completo pode ser conferido aqui. Com a inscrição, os policiais passarão por um teste especial para seleção, seguindo o cronograma.

Ao final do curso, que ocorrerá no período da manhã e da tarde, o policial estará apto a aplicar as técnicas do Programa para alunos do 1º ao 7º ano, com exceção do 6º ano em que o programa não ocorre por ser um ano da mudança entre o Ensino Fundamental I e II. A capacitação ocorre anualmente. Nesta edição, ocorrerá nas dependências da faculdade Upis, na Asa Sul, por meio de uma parceria firmada entre as instituições.

Durante as aulas, os policiais irão aprender técnicas como gerenciamento e controle em salas de aula, abordagem socioemocioal de alunos, técnicas de comunicação assertiva e como os alunos podem lidar com situações de tensão.

“Os policiais serão capacitados a trabalhar com os alunos resistência à situação de risco, à pressão dos amigos principalmente. Não falamos diretamente sobre drogas ou mostramos como é cada uma, pois pode despertar interesse, mas com nossas técnicas encorajamos os alunos a resistirem às situações que podem levar ao uso de drogas”, disse o capitão Diego de Araujo Rodrigues.

Somente o Distrito Federal e mais seis Unidades da Federação – Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Minas Gerais (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) – são habilitados pela DARE (Drug Abuse Resist Education), para capacitar policiais no país. O DARE é um programa norte americano voltado para estudantes tenham o poder de respeitar os outros e optar por levar uma vida livre de violência, uso de substâncias e outros comportamentos perigosos.

Na Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o Proerd existe desde 1998. Escolas públicas e particulares podem solicitar que o Programa seja aplicado. Para isso, basta encaminhar um email para proerd.cpesc.pmdf@gmail.com. Escolas públicas podem solicitar via Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Os cursos ocorrem semestralmente. Com os alunos que estão participando neste semestre, a previsão é que o Programa certifique mais de 13 mil até o final do ano.

Do 1º ao 4º ano o Programa é aplicado em quatro encontros, sendo um por semana. Já para o 5º ano e 7º ao 9º ano, a capacitação dos alunos ocorre em dez aulas.

O telefone disponibilizado pelo Proerd para tirar dúvidas é o 3190.5280.