Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/02/20 às 18h35 - Atualizado em 6/02/20 às 18h35

🏍PMDF compra 112 motos de 800 cilindradas

COMPARTILHAR

Agência Brasília

 

As principais características das 112 novas motos, marca Triumph, modelo 800 xcx, adquiridas recentemente pela Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF), são o motor mais potente e a capacidade para carregar até dois policiais equipados com armamento pesado. “Vamos ganhar mais agilidade e segurança. Principalmente, se estivermos em dupla”, explica o comandante do Policiamento de Trânsito (CPTran), coronel Souza Oliveira.

Foto: PMDF/Divulgação

 

O investimento foi de R$ 6,4 milhões. As máquinas irão ajudar a corporação em operações específicas de rodovias, escoltas e situações críticas, como perseguições a criminosos. Segundo Souza Oliveira, os novos modelos podem carregar até duas vezes mais peso que as motos de porte menor, utilizadas geralmente no patrulhamento ostensivo das cidades. “Elas têm amortecedores e suspensão diferenciada. O que facilita o trânsito em diferentes tipos de terreno”, completa.

 

O coronel conta que as novas motocicletas são as primeiras da corporação com segurança suficiente para perseguições em alta velocidade. “Sobem com mais facilidade em calçadas, têm ABS, controle de tração e chega a 160 km/h em um tempo curto”, detalha.

 

Foto: PMDF/Divulgação

Para pilotar as motos de 800 cilindradas, os policiais militares passam por curso específico de formação no CPTran. “Estamos selecionando policiais que já têm habilitação categoria A e que já estavam bem habituados as 250 cilindradas para preparação e treinamento”, explica o coronel.

Os veículos deverão ser distribuídos para os Batalhões de Trânsito (BPTrans); de Polícia Rodoviária (BPRV); e o de Motopatrulhamento Tático (BMT).

 

Reforço
Além dos veículos de 800 cilindradas, a PMDF também comprou mais 200 novas motos de 250 cilindradas. Ao custo de R$ 4,7 milhões, elas vão reforçar o policiamento ostensivo nas quadras residenciais e comerciais de todas as 33 regiões administrativas do DF.

“Aos poucos estamos renovando a frota e, colocando mais policiais circulando nas ruas”, afirma o coronel Souza Oliveira. Os motociclos são da marca Yamaha e já estão devidamente equipadas com hotlight (sirene e luminoso).