Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/02/20 às 18h43 - Atualizado em 23/02/20 às 18h52

🎊🚨PCDF emite laudos definitivos na Cidade da Segurança Pública

COMPARTILHAR

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

O posto avançado do Departamento de Polícia Técnica (DPT), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) – com as unidades dos instituitos Médico legal (IML), de Criminalística (IC) e de Identificação (II) –  está dando suporte aos atendimentos da Delegacia Móvel na Cidade da Segurança Pública.

Em funcionamento para dar celeridade aos atendimentos e registro de ocorrências, a Cidade marca a integração das forças de segurança e a utilização da tecnologia para prestar um serviço de excelência à população.

 

Até a madrugada deste sábado (22), foram realizados quatro exames de corpo de delito de pessoas envolvidas em agressões. Também foram realizados onze exames para comprovação de substâncias entorpecentes no posto do IC.

 

No caso dos laudos para substâncias inalantes (lança perfume, cheirinho da Lolo e solventes em geral) os peritos da PCDF vão utilizar uma tecnologia portátil que permite examinar as amostras e ter o resultado no próprio local.

 

De acordo com o diretor do DPT, o perito criminal Raimundo Cleverlande, o uso de uma nova tecnologia permite análises rápidas com resultados seguros.
“Estamos utilizando uma tecnologia à laser (Raman) não destrutiva de amostras, que possibilita, com a preservação do material examinado análises rápidas e confiáveis para a emissão, no próprio posto avançado, dos laudos definitivos, garantido ainda a integralidade da cadeia de custódia, uma vez que se coleta, naquele momento, material de contraprova.

O posto avançado do II realizou cinco confirmaçoes de identidade de pessoas suspeitas. O Instituto utiliza a metodologia científica para fins de identificação e determinação de autoria em infrações penais. A PCDF dispões de um banco de impressões, civis e criminais.

Durante todo o carnaval, haverá dois papiloscopistas do II, dois peritos médicos-legistas do IML e dois peritos criminais do IC, além de agentes dando o suporte ao funcionamento dos postos.

 

Para Cleverlande, a Cidade da Segurança Pública é uma forma de dar celeridade aos registros e promove a integração entre as unidades da Segurança Publica.

 

A ideia é que para os casos que a Delegacia Móvel da PCDF necessite dos laudos, estes estejam disponíveis de modo rápido e confiável para as providências relacionadas às ocorrências e aos Termos Circunstanciados.

 

Durante o carnaval será possível registrar as ocorrências na Delegacia Móvel e aquelas situações que requeira a lavratura dos termos circunstanciados NO  próprio local, será possível também fazer o bloqueio de celulares, por meio do programa Fora da Rede, da PCDF.

Edição: Lanna Morais
Foto: Maurício Araújo