24/09/19 às 18h00 - Atualizado em 1/10/19 às 13h47

🌧 Chuvas: Defesa Civil orienta quanto aos cuidados para o período

Adriana Machado, da Ascom SSP/DF

Com a proximidade do período de chuva no Distrito Federal, a Subsecretaria do Sistema De Defesa Civil, da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), faz orientações à população. Cuidados e reparos em edificações e precauções em caso de desastres estão entre as dicas do órgão aos brasilienses.

Uma das medidas preventivas é a limpeza das calhas, o que favorece o escoamento da água da chuva e evita infiltrações nas partes elétricas e na estrutura da casa. “Antes de chover, costuma ventar muito, o que pode levar folhas e outros elementos para as calhas. É uma medida de baixo custo e simples, que previne grandes estragos”, explica o coordenador de Operações da Defesa Civil, o tenente coronel Sinfrônio Lopes.

A fixação correta dos telhados é a principal forma de evitar os destelhamentos no período chuvoso. “Onde não há estrutura firme, uma alternativa é prender a telha no madeiramento com pinos de fixação. Mas é importante que o serviço seja realizado por um profissional habilitado para o serviço e jamais sejam colocados pesos, como pedras, para segurar o telhado”, reforça Lopes.

Para a síndica Marlene de Araújo, responsável por um prédio na Asa Norte que está em acordo com as orientações da Defesa Civil, a prevenção é primordial para evitar incidentes. “Neste período que antecede as chuvas é muito importante que a manutenção preventiva seja realizada, para evitar infiltrações que podem ocorrer nos apartamentos”.

Durante as Chuvas

Nos casos de destelhamento devido aos ventos fortes, a orientação é permanecer dentro da residência e procurar abrigo, como uma mesa ou cama, para evitar ser atingido por cacos e pedaços de telha.

Quando as chuvas forem acompanhadas de raios, é importante não usar telefone ligados em tomadas e não ficar próximo de canos, janelas e portas metálicas. “A orientação é não utilizar equipamentos ligados à rede elétrica, principalmente se tiverem sido molhados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito”.

Para quem estiver na rua quando começar uma chuva, a Defesa Civil faz as seguintes recomendações:

– Não segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés;

РṆo empinar pipas ou aeromodelos com fio;

РṆo andar a cavalo;

– Não permanecer na água;

– Evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas (celeiros, tendas ou barracos) e veículos sem capota, como tratores, motocicletas ou bicicletas;

– Não permanecer em áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;

–  Não permanecer no alto de morros ou no topo de prédios;

–  Não se aproximar de cercas de arame, varais metálicos, linhas elétricas aéreas e trilhos;

– Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas.

Piscinas

Durante as chuvas, a orientação é não entrar em piscinas ou lagos por conta do risco de raios e descargas elétricas. Em rios e cachoeiras, o problema é agravado pela possibilidade de tromba d’água.

“Como a tendência dos raios é percorrer o caminho mais curto entre o solo e a nuvem onde foi produzido, não é recomendado estar perto de árvores ou estruturas metálicas”, acrescenta Lopes.

No caso de inundações, se começar a entrar água dentro de casa, a orientação é desligar o disjuntor para evitar o risco de eletrocussão. O religamento da rede só deve ocorrer depois que ela for revisada, para que não haja colapso no sistema.

Veículos

Em veículos, a dica é não passar por locais alagados. “Se o condutor não conseguir ver o meio-fio, que tem em torno de 25 centímetros de altura, o ideal é mudar de rota para não perder o veículo e nem arriscar a própria vida”, orienta Lopes. Ele acrescenta que, no caso de alagamento inevitável, a pessoa deve sair do carro imediatamente.

Árvores

A poda de árvores que representem risco em áreas públicas pode ser solicitada ao Departamento de Parques e Jardins, da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil – Novacap – pelo 3403.2626 ou às administrações regionais.

Emergências

Em situações de emergência, o primeiro órgão a ser acionado é o Corpo de Bombeiros Militar do DF, pelo 193. A Defesa Civil é chamada pelos bombeiros quando há ameaça iminente de desabamento de estruturas.

Canal direto

O canal direto com a Defesa Civil, para esclarecimento de dúvidas ou solicitações, como por exemplo para avaliação estrutural e de infiltrações, é o 199 ou pelos telefones 3362-1906/1909.

Edição: Lanna Morais

Confira o vídeo: