Nicole Vasconcelos, da Ascom – SSP/DF
Começa nesta quarta-feira (29), a “Operação Afrodite”, ação da Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/DF), que irá vistoriar, aproximadamente, 30 motéis.
A operação vai ocorrer em todo Distrito Federal, com destaque para as áreas que concentram a maior parte dos motéis do Distrito Federal, como o Grande Colorado, Taguatinga, Ceilândia, Vila Basevi e Núcleo Bandeirante. Motéis localizados no Sol Nascente serão os primeiros a passarem pela inspeção.
Com o término previsto para o dia 10 de junho, as equipes deverão fiscalizar, orientar e monitorar os estabelecimentos situados nas Regiões Administrativas do Distrito Federal, como forma de prevenção, durante as semanas que antecedem o dia dos namorados, comemorado no dia 12 de junho, data em que esses pontos registram aumento de movimento.
Um dos objetivos da ação é verificar se o estabelecimento possui alvará de funcionamento. Também serão examinados pareceres de aprovação do Corpo de Bombeiros e se os locais possuem equipamentos de segurança, prevenção e combate a incêndios.
As condições estruturais da edificação serão observadas, juntamente com o sistema elétrico, aterramento e disjuntores.
O subsecretário do Sistema de Defesa Civil, Coronel Sérgio Bezerra, orienta que os proprietários estejam com a documentação necessária para o funcionamento do local. “Nosso objetivo é fiscalizar as edificações, verificando sistemas elétricos e estruturais e a documentação do local. Vamos qualificar e garantir a segurança de todos os usuários”.
Caso seja encontrado algum item em desacordo, haverá notificação aos responsáveis, que terão um prazo para que a adequação seja feita. Se, por ventura, for detectado algum item com perigo iminente, o estabelecimento poderá até mesmo ser interditado.
As ações acontecerão no período da manhã e da tarde, horários de menor movimento de clientes, visando garantir a privacidade dos frequentadores.
A Defesa Civil coloca-se à disposição para denúncias de eventuais problemas detectados nos motéis, pelos telefones 3362-1934/1938 e 99427-5076.
A Operação recebeu este nome em referência à deusa do amor da mitologia grega.
Edição: Adriana Machado
Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília.