Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/09/19 às 15h43 - Atualizado em 16/09/19 às 15h43

☀Umidade baixa: estado de emergência é suspenso no DF

A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil suspendeu nesta segunda-feira (16) o estado de emergência no Distrito federal, após dois dias com umidade relativa do ar acima de 12%. Portanto, as orientações quanto aos cuidados necessários com a saúde permanecem neste período de estiagem. O DF retorna ao estado de alerta, ou seja, com umidade abaixo de 20%.

 

“É normal deste período do ano haver oscilação na umidade relativa do ar, mas os cuidados, como suspender a prática de atividades físicas e trabalho ao ar livre no período de 10h às 17h e aumentar a ingestão de líquidos, por exemplo, devem permanecer sendo adotadas pela população do DF”, explicou o subsecretário do Sistema de Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra.

 

A Defesa Civil tem informado, via SMS, a população cadastrada no sistema de alerta do órgão sobre as mudanças. Para solicitar o recebimento de alertas, o interessado deve enviar o CEP para o número 40199.

 

Fique atento quanto às principais recomendações do órgão:
??‍♀Evitar a prática de atividades ao ar livre no período de 10h às 17h;
?Aumentar a ingestão de líquidos;
?Evitar banhos prolongados com água quente e muito sabonete
❄Evitar o uso excessivo de ar-condicionado;
?Usar protetor solar.

 

Além do estado de emergência em que a umidade relativa do ar fica abaixo de 125, a Defesa Civil classifica os níveis de umidade em mais dois tipos: o estado de atenção, quando a umidade fica entre 30% e 20% por cinco dias e o de alerta, quando a umidade ficar abaixo de 20% por três dias consecutivos.

 

Edição: Lanna Morais

Foto: Maurício Araújo